Reunião entre Institutos Federais do Norte discute parcerias para a Educação a Distância

Publicado: Terça, 20 de Novembro de 2018, 17h40 | Última atualização em Terça, 20 de Novembro de 2018, 17h40 | Acessos: 809

Reunião Gestores de EaD IFRO 3

Paralelo ao Congresso Amazônico de Educação a Distância - Região Norte, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, entre os dias 07 e 09 de novembro, em Porto Velho, gestores dos Institutos Federais do Amapá, de Roraima e do Tocantins, se reuniram junto à gestão do IFRO para discutir parcerias no campo da educação a distância.

O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, reforçou que a reunião também abordou a EaD no Instituto e os modelos ofertados pela instituição, além das possíveis parcerias e o planejamento futuro da Educação a Distância dos institutos, tema  em discussão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “Foi uma reunião muito positiva, porque mostra o interesse das pessoas de conhecerem o nosso trabalho. Significa que o IFRO de fato é referência em Educação a Distância na rede Federal e os três estados presentes têm interesse de copiar nos seus estados as parcerias que o IFRO já desenvolve e também e têm o interesse em fazer parcerias para transmitir o material produzido pelo Instituto”, informou.

De acordo com o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Adonias Soares da Silva Júnior, como encaminhamento da reunião ficou definido a realização de um comitê gestor com os gestores da educação a distância da Região Norte, para, de forma integrada, “celebrarmos uma parceria para troca de cursos, de material, de conhecimento sobre educação a distância para que esses outros Institutos Federais possam adquirir um pouco da nossa experiência e para que possam atender as comunidades levando educação pública, de qualidade e gratuita que a Rede Federal de ensino oferta no Brasil”.

A reunião e o Congresso Amazônico de EaD, segundo o Supervisor de Ead do Campus Macapá (IFAP), Rodrigo Salomão, proporcionou uma ampla visão do que representa a EaD para a Região Norte. “Principalmente a questão da institucionalização da Ead, pelo fato de que estamos entrando em uma nova realidade, em que precisamos adaptar nossa metodologia, o nosso modo de trabalho para atender essa demanda da melhor forma, e é muito bom aprender através da experiência que o IFRO já tem na oferta de Ead, e ter a perspectiva também de firmar parcerias neste sentido”, disse.

A Gestora de EaD do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Maria Betania Gomes Grisi, explicou que as parcerias possibilitarão a expansão da oferta de educação profissional e tecnológica. “Para o Instituto de Roraima, especificamente, é de grande valia porque vamos ampliar o acesso ao conhecimento e ao ensino para as comunidades que ainda não tem. Hoje somos um estado com 15 municípios e estamos presentes em todos, mas não estamos com todos os níveis de ensino, então por meio destas parcerias vemos a possibilidade de ampliação do acesso”, comentou.

O evento também contou com a participação de gestores do Instituto Federal do Tocantins, dentre eles, o Reitor Antônio da Luz.  “Pretendemos levar para o nosso estado parte desta experiência, claro que adaptando à realidade do nosso estado, principalmente na interpretação dos conceitos, o que é a EaD, como ela funciona, como pode ser feita, qual a infraestrutura, e, em especial, o padrão de qualidade necessário. As parcerias estão agora em discussão, existem as possiblidades tanto de nós sediarmos no IFTO polos dos cursos ofertados pelo IFRO, como também do IFRO ter sedes de cursos ofertados pelo IFTO. O objetivo principal é que nós não façamos um retrabalho, entendamos quais são as áreas profissionais de expertise de cada um e possamos produzir conteúdos de similar padrão de qualidade, seguindo os mesmos protocolos de modo que eles possam ser aproveitados por ambas as instituições”, descreveu.

• Reunião_Gestores_de_EaD_-_IFRO_1
  • Reunião_Gestores_de_EaD_-_IFRO_2