IFRO realiza capacitação in company para implantar política de gestão de riscos

Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 18h04 | Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 18h05 | Acessos: 962

Capacitação Gestão de Risco IFRO 5

Pró-Reitores, Diretores de área, Diretores Sistêmicos e membros do comitê de gestão de riscos na reitoria e nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participaram, entre os dias 05 e 07 de novembro, da capacitação in company "Modernização da Gestão: Etapa Gestão de Riscos" com o objetivo de implantar a política de gestão de riscos nas unidades. A capacitação está vinculada ao Projeto Estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022.

A capacitação foi conduzida pela Auditora Federal de Finanças e Controle, Márcia da Rosa Pereira, que destacou que a gestão de riscos, além de atender o cumprimento de normas legais que exigem a implantação da governança, referem também à melhoria da eficiência na organização, na entrega de valor ao cidadão, público-alvo do instituto.  “E aplicando essas práticas de governança e gestão de riscos, a organização atende de forma muito mais objetiva e contundente os objetivos previstos no planejamento estratégico do Instituto. Percebo que a alta direção está preocupada e todo esse processo depende basicamente do envolvimento da alta direção. Outro ponto que achei de importante foi a presença da área de comunicação na capacitação, porque a comunicação é fundamental nesse processo, ajudando a dar transparência, auxiliando na abertura de canais de comunicação interno e externo”, disse à reportagem.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Maria Fabiola Santos, explicou que a legislação vigente solicita que todas as instituições elaborem os seus mapeamentos de riscos e que esta demanda compõe o planejamento interno da Diretoria de Planejamento. Fabíola destaca que a capacitação foi o start inicial para o desenvolvimento das atividades relacionadas à implantação da política de gestão de riscos no IFRO. “Agora a política vai ser finalizada, e depois de aprovada no Consup, vamos iniciar o trabalho de aplicação do documento, definindo quais são os macroprocessos que nós vamos começar, fazendo essa multiplicação nos campi, através de oficinas, explicando o que é o projeto, o que é o mapeamento de riscos. Ainda temos um longo caminho a ser percorrido, mas com esse curso estamos conseguindo finalmente atender a legislação”, elencou a gestora.

O Diretor de Planejamento do IFRO, Leonardo Araújo, destacou que “os Institutos Federais vêm desde 2015 implementando ações para consolidar a sua governança e implantar a gestão de riscos e controles internos para salvaguardar a boa gestão pública e melhor atender a sociedade”.

O servidor Otávio Alberto, do Campus Ariquemes, foi um dos que participou do treinamento. “Foi uma capacitação muito boa, realmente importante porque a gestão de risco é algo que não tem como protelar, é de fato necessária a implantação. Tenho certeza que o IFRO vai ganhar muito com o que discutimos durante a capacitação”, disse.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/11-NOVEMBRO-2018/14-11-18/capacitação_