Iniciadas as aulas do primeiro mestrado do IFRO

Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 17h23 | Última atualização em Sexta, 17 de Agosto de 2018, 17h28 | Acessos: 1715

Aula Inaugural ProfEPT 11

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) realizou a aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) dia 13/08, no auditório do Campus Porto Velho Calama. Durante toda a semana, de 14 a 17/08, os alunos do primeiro mestrado ofertado pelo IFRO estarão reunidos no primeiro encontro presencial na capital.  A aula inaugural “Amazonidades: diálogos e exposições sobre a Amazônia Rondoniense” ocorreu juntamente com exposições fotográficas, lançamento de livros e a apresentação do cantor e poeta regional, Ernesto Melo. O palestrante foi o professor do IFPB (Instituto Federal da Paraíba), Aléssio Trindade de Barros.

A Coordenadora do Mestrado Profissionalizante em Educação Profissional e Tecnológica, Josélia Fontenele Batista Cabral, explica que são 22 mestrandos nesta primeira turma, sendo 11 servidores da Rede Federal de Educação Profissional e 11 pessoas da comunidade. “Todos residem em outros municípios do estado de Rondônia ou em outros estados da federação”, ressalta a docente.

O início da oferta de pós-graduações Stricto sensu para a comunidade foi comentada pelo Assistente em Administração (TAE) do Campus Colorado do Oeste, Neirimar Kochhan Coradini, que afirmou ser uma oportunidade de formação proporcionada pelo IFRO. Ele considerou interessante a diversidade de formações e profissões da turma, “não apenas professores estão estudando neste mestrado, mas também técnicos administrativos, como eu. Além da formação ser diversificada, incluindo Letras, Educação Física, Jornalismo, Economia, Filosofia, Psicologia e outras, enfim, estamos agora juntos nesta jornada visando nos aprimorar e poder contribuir com o desenvolvimento do ensino profissional e tecnológico”.

O Pró-Reitor da Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, lembra que a estrutura dos Institutos Federais foi pensada para ofertar de cursos técnicos até o doutorado, havendo planejamento do IFRO para alcançar esses objetivos: “O IFRO investiu na capacitação e qualificação dos servidores através do afastamento para cursar pós-graduação, parcerias para ofertar mestrado e doutorado para os servidores e editais de fomento de projetos e publicações científicas, procurando atender aos critérios demandados pela CAPES e outros órgãos reguladores, o que culminou com esse projeto de implantação de um mestrado em rede, um mestrado profissional e tecnológico”.

Os selecionados para cursar o Mestrado ProfEPT passaram no mês de abril no Exame Nacional de Acesso (ENA). Nacionalmente, foram ofertadas 820 vagas. Em Rondônia, o curso é ofertado no Campus Porto Velho Calama, na modalidade semipresencial. O credenciamento do Instituto Federal de Rondônia ocorreu em setembro de 2017, iniciando o ciclo de ofertas do primeiro curso de pós-graduação Stricto sensu.

“Por ser um mestrado profissional, tem como característica o desenvolvimento de produtos, de tecnologias, de processos inovadores. Então, temos a expectativa de que em breve os alunos do mestrado no IFRO, orientados por nossos servidores, devam desenvolver cada um desses produtos voltados para a educação, e a médio e longo prazo poderemos ser agentes de transformação em diversos meios ou ambientes de aprendizagem no estado de Rondônia”, conclui o pró-reitor.

• Aula_Inaugural_ProfEPT__1
  • Aula_Inaugural_ProfEPT__10