Em solenidade, IFRO lança PDI do quinquênio 2018-2022

Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2018, 12h03 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 16h44 | Acessos: 2548

capa

“Promover educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável”. Esta é a missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), conforme PDI 2018-2022 (Plano de Desenvolvimento Institucional) lançado na quinta-feira (15/02). A solenidade ocorreu no auditório do Campus Porto Velho Calama, com a presença de servidores, alunos e comunidade externa.

Paralelamente ocorreram também o lançamento do Aplicativo IFRO Mobile e a assinatura da Ordem de Serviço para construção do Complexo Poliesportivo do Campus Calama. Em sua fala, o Reitor Uberlando Tiburtino Leite ressaltou o primeiro ato participativo dos alunos, que foi a escolha da instituição para estudarem o ensino médio, confiando esta etapa de percurso formativo ao IFRO. Na oportunidade estavam presentes estudantes de primeiro ano dos cursos técnicos do Campus Porto Velho Calama. “Participem da vida institucional”, convocou o reitor, pois segundo ele para elaboração do novo PDI, houve todo um trabalho de colaboração dos diversos segmentos.

Segundo a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Maria Fabíola da Assumpção Santos, com a conclusão do documento se inicia uma nova fase que é de implementação e de acompanhamento. “O acompanhamento do PDI é feito através das Reuniões de Avaliação da Estratégia, que acontecem a cada três meses. Temos uma comissão com representantes de cada campus que vai coletar dados e avaliar se cada objetivo daqueles indicadores apresentados estão sendo alcançados”. Além da RAE, com participação mais aproximada do Colégio de Dirigentes do IFRO, ocorrerão fóruns e consultas à comunidade para verificação do cumprimento das metas e revisão a cada 18 meses dos objetivos estabelecidos.

E este acompanhamento do que já foi executado do Plano é um dos desafios que todos possuem agora. O outro desafio é, segundo o reitor, o de conseguir maior eficiência no uso dos recursos orçamentários, uma vez que mesmo com o crescimento do número de cursos ofertados e de outros indicadores, “o nosso orçamento é menor que o de 2014”, disse Uberlando Leite.

O Diretor-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Miguel Fabrício Zamberlan, afirmou que o planejamento institucional está tomando forma de modo conjunto, o que é um ganho para todo o Instituto. Citando um exemplo, o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Marcos Aparecido Atiles Mateus, afirma que o Plano Anual de Trabalho (PAT 2018) do Calama já está alinhado ao PDI 2018-2022, visando à construção de uma educação de qualidade. “Queremos participar ativamente da consolidação do Instituto Federal de Rondônia e da educação técnica, profissional e científica no Estado”, disse o dirigente.

Ao final da cerimônia, o Diretor de Planejamento do IFRO, Leonardo Sousa Araújo, apresentou detalhes do PDI. E o consultor Fernando Celestino Ferreira Quintans, da Steinbeis Sibe do Brasil, empresa que está assessorando o processo de elaboração do novo PDI do IFRO, mostrou como foi a construção do documento. No total foram 41 entrevistas com lideranças realizadas e outras seis com representantes de órgãos parceiros; mais de 400 respostas vindas de toda comunidade acadêmica; cerca de 700 pessoas participantes nos Fóruns de Gestão; reuniões constantes com um grupo de 30 servidores ligados a projetos; entre outros números. “Se apropriem, debatam o PDI durante esses cinco anos”. Afirmou Fernando Quintans.

Ao realizar uma avaliação dos impactos do PDI para a comunidade, a Diretora-Geral do Campus Colorado do Oeste, Larissa Ferraz Bedôr Jardim, mostra a importância do planejamento, de se ter um rumo a ser seguido. “Para que a educação seja um sucesso, e para que possamos atender ao objetivo de formar o cidadão completo, não apenas profissional, é preciso ter o como base o PDI que vai nortear todo o IFRO”, comentou Larissa.

O Livro do Planejamento Estratégico e o PDI estão disponíveis em http://portal.ifro.edu.br/planejamento-estrategico.

• Evento_lançamento_PDI_IFRO_2018-2022_10
  • Evento_lançamento_PDI_IFRO_2018-2022_13