PIPEEX: alunos e professora do IFRO participam de congresso em Bragança – Portugal

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 18h15 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 18h30 | Acessos: 1965

10º Encontro Nacional de Cromatografia

Dois acadêmicos e uma professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), participaram entre os dias 04 e 06 de dezembro, da 10ª edição do Congresso Nacional de Cromatografia, realizado em Bragança, Portugal.

O evento ocorre a cada dois anos e este ano foi organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança – Portugal (IPB). O congresso tem por objetivo promover a divulgação de trabalhos que envolvam fundamentos, desenvolvimentos e aplicações de técnicas cromatográficas nas mais variadas áreas do conhecimento científico.

A acadêmica da Licenciatura em Química do Campus Ji-Paraná, Stephanie Jedoz Stein, o acadêmico da Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Colorado do Oeste, Nilton Pereira de Souza e a Professora Drª. Natália Conceição, também do Campus Colorado, participaram congresso. Os acadêmicos, além da participação, apresentaram resumo em forma de pôster, cujos resultados foram obtidos em atividades desenvolvidas durante a Mobilidade Estudantil Internacional por meio do Programa de Internacionalização do Ensino, Pesquisa e Extensão (PIPEEX) do IFRO. Tais atividades foram desenvolvidas no Centro de Investigação de Montanha, que é integrado ao IPB.

O resumo apresentado pela Acadêmica Stepanhie Stein tem por título “Valorizando folhas de Garcinia brasiliensi Mart. com fontes de compostos bioativos”. A pesquisa realizada teve como objetivo avaliar as propriedades bioativas de G. brasiliensi e a possível atividade antioxidante e propriedades citotóxicas no tumor humano. A acadêmica diz que “a mobilidade contribuiu muito para o crescimento pessoal e acadêmico, de forma a acrescentar diversos aspectos à formação, como novos conhecimentos, aprendizagem de metodologias, a convivência com diferentes culturas e conhecer novos lugares. Também me permitiu a participação em importantes eventos que complementaram o plano de trabalho programado desde o início, tendo a possibilidade de apresentar pesquisas realizadas no Brasil, assim divulgando o IFRO. Sem dúvidas foi uma experiência inigualável".

Já o resumo do acadêmico Nilton Souza, intitulado “Epicarpo de Diospyros kaki L. como uma fonte de vitaminas: análise cromatográfica de ácido ascórbico e de tocoferóis” objetivou analisar e caracterizar a presença de tocoferóis (vitamina E) e ácido ascórbico (vitamina C) nos bioresíduos do dióspiro (fruta conhecida popularmente como caqui). Sobre a mobilidade estudantil o acadêmico destaca: “A participação no PIPEEX tem proporcionado uma experiência única e enriquecedora. Foi possível desenvolver as atividades de pesquisa com uma equipe prestativa, dinâmica, comunicativa, sendo considerada uma oportunidade extraordinária. Além disto, estimula ainda a participação em eventos como este citado, promovendo a interação com palestrantes nacionais e internacionais”, comentou.

A Professora Drª. Natália Conceição está realizando visita técnica, também pelo IFRO. Ela irá desenvolver atividades de pesquisa no Centro de Investigação de Montanha. A docente aproveitou a oportunidade para participar do Congresso de Cromatografia. Além disso, participará de outro evento na cidade do Porto (Portugal) apresentando um trabalho desenvolvido no IFRO - Campus Colorado do Oeste, por seu grupo de pesquisa. A docente destaca que são muito importantes estas atividades, “[...] uma vez que as mesmas incentivam a inserção dos acadêmicos na esfera científica, além, é claro, do compartilhamento de experiência com pesquisadores renomados de diferentes áreas”.

Sobre o Congresso

O evento também é um fórum de discussão sobre os mais recentes avanços em cromatografia, estimulando a criação de novas colaborações entre investigadores, bem como a participação de estudantes e jovens investigadores que desenvolvam trabalhos neste domínio. O programa do encontro integra três sessões plenárias e cinco comunicações convidadas sobre temas atuais, proferidas por investigadores de renome internacional, incluindo ainda diversas comunicações orais e em painel, pretendendo a realização de um encontro com elevada qualidade científica.

Cromatografia

Técnica que visa à identificação de substâncias ou a separação de moléculas ou componentes em compostos ou misturas complexas.

"Cromatografia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/Cromatografia [consultado em 08-12-2017].

• 10º_Encontro_Nacional_de_Cromatografia
  • Nilton_e_profa_Natalia