Representantes do Conselho Escolar do Campus Calama são empossados

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 18h27 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h36 | Acessos: 2436

Campus Calama 3

Novos representantes do Conselho Escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Calama, foram empossados na segunda-feira (27). De acordo com o Regimento Geral do IFRO, o Conselho Escolar é o órgão máximo no âmbito de cada campus, de caráter consultivo e deliberativo em matéria de ensino, pesquisa, extensão e administração, integrado por membros titulares e suplentes, designados por Portaria do Reitor.

Segundo o Diretor-Geral do campus, Marcos Aparecido Atiles Mateus, no Conselho Escolar há representações natas das estruturas organizacionais como Diretorias e Chefias de Departamento e também representações eleitas dos seguimentos Técnico-Administrativos, Docentes, Discentes e Sociedade Civil Organizada. “Com isso as pautas discutidas são sempre enriquecidas com diferentes perspectivas e informações, com caráter democrático”, explicou.

Para o representante dos TAEs, o assistente social Junior Cezar da Silva, a participação no Conselho Escolar é essencial para construção de uma gestão democrática e participativa. “Essa possibilidade de participação permite que vários atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos possam contribuir para melhoria e qualidade da educação oferecida. É preciso tratar essa participação como um direito e também como um dever de todos”, disse.

Eliane Regina Acácio dos Santos, diretora de planejamento e administração da unidade, reforçou que como o Conselho Escolar tem caráter consultivo e deliberativo em todas as matérias que permeiam o campus (ensino, pesquisa, extensão e administração), a renovação de membros, representantes das várias categorias, é extremamente importante para possibilitar novos olhares “[...] agregar novas ideais, para que ocorra inovação na condução dos trabalhos, já que a educação não é estática. Essa integração entre os novos membros escolhidos por seus pares e os membros natos, que devem ter um conhecimento mais aprofundado da pasta que representam, como da própria Instituição, como gestores que são, se constituem em potencial fortalecedor das reflexões que devem permear as pautas postas ao Colegiado, possibilitando deliberações mais acertadas e benéficas à comunidade".

Representantes natos

• Direção-Geral (Presidente) - Membro Titular: Marcos Aparecido Atiles Mateus/ Membro Suplente: Rodrigo Moreira Martins
  • Diretoria de Ensino - Membro Titular: Alexandre Santos De Oliveira/ Membro Suplente: Valteson Cleiton Pereira
  • Diretoria de Planejamento e Administração - Membro Titular: Eliane Regina Acácio dos Santos/ Membro Suplente: Jaime Gomes de Oliveira Filho
  • Depesp - Membro Titular: Antonio dos Santos Junior/ Membro Suplente: Cleudson da Silva Vieira
  • Depex - Membro Titular: Rodrigo Moreira Martins/ Membro Suplente: Gedeli Ferrazzo

Representantes eleitos

• Segmento Discente - Membro Titular: Matheus Alves da Silva/ Membro Suplente: Thiago Soares Teixeira
  • Segmento Docente - Membro Titular: Jean Peixoto Campus/ Membro Suplente: Cleyton Pereira dos Santos
  • Segmento Técnico Administrativo - Membro Titular: Junior Cesar da Silva/ Membro Suplente: Wilka A. de Lima Campos
  • Segmento Pais/Responsáveis - Membro Titular: Matilde C. de Oliveira/ Membro Suplente: Sheilla D´arc Silva Teixeira

• Segmento Sociedade Civil - (SINASEFE) Membro Titular: Alberto Pérsio Alves Ewerton/ Membro Suplente: George Madson Dias Santos/ (ELETROBRÁS) Membro Titular: Ivan Sebastião Goveia / Membro Suplente: A ser informado.

• Campus_Calama__1
  • Campus_Calama__2