Reitores da Amazônia Legal debatem realização de Escola de Física para Professores Brasileiros no CERN

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2024, 18h35 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 11h03 | Acessos: 233

Reunião Reitores Norte CERN 1A convite do Reitor do Instituto Federal de Rondônia, Moisés José Rosa Souza, foi realizada no dia 27 de junho de 2024, uma reunião on-line com reitores da Amazônia Legal ou seus representantes, os professores Nelson Barrelo Junior, coordenador da Escola de Física CERN e docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marco Aurelio de Jesus, do IFRO Campus Ji-Paraná, e Francisco Bandeira Amaral Filho, do IFMT Campus Pontes e Lacerda. O objetivo da reunião foi apresentar a proposta de elaboração de um Programa de Escola de Física para Professores Brasileiros no CERN, sigla em inglês para Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, localizado em Genebra (Suíça), nos moldes da já existente Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa.

O CERN é um dos maiores centros de ciência do mundo, onde são desenvolvidas pesquisas para fins pacíficos em diversas áreas do conhecimento, como o a invenção da World Wide Web (WWW), desenvolvimento das telas touch e dos exames de diagnóstico por imagem Pet-Scan. Pode-se citar ainda a descoberta do Bóson de Higgs em 2012, que mudou a compreensão sobre como a matéria adquire massa.

A instituição possui um Programa de Formação de Professores destinado a seus países membros em língua nacional. Desde 2009, professores brasileiros têm participado a convite do LIP (Laboratório de Física de Partículas), de Portugal, por ser este membro do CERN e cede algumas vagas para o Brasil. A participação dos professores brasileiros é subsidiada pela Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE), pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), pelo São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE) e coordenada pelo professor Nelson Barrelo Junior.

Reunião Reitores Norte CERN 2Em 2024, o Brasil finalizou o processo de adesão ao CERN, o que dentre muitos benefícios científicos e tecnológicos pode ainda proporcionar a realização de um programa brasileiro. Uma delegação brasileira chefiada pelo professor Nelson e, que contará com os professores Marco Aurélio e Franscisco Amaral, participará de uma edição piloto da Escola de Física do CERN, que será realizada de 20 a 31 de outubro de 2024, em Genebra (Suíça) e Lisboa (Portugal), com o objetivo de mapeamento das possibilidades e capacitação para organização da Escola Brasileira de Física.

Diante desse cenário, o professor Nelson apresentou a oportunidade aos reitores da Amazônia Legal e após diversas falas, os gestores concluíram que se trata de uma formação extremamente importante para os professores de Física da região e que não pode ser dispensada.

Contudo, é necessário angariar recursos junto ao Governo Federal para a participação desses docentes nas edições Escola de Física para Professores Brasileiros no CERN que virão. Ao final da reunião, deliberou-se que a proposta será levada à apreciação na próxima reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). Os reitores mostraram-se felizes com essa oportunidade e otimistas com uma resposta positiva do CONIF.