Estudantes do IFRO relatam experiências vividas no Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2024, 17h15 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2024, 16h57 | Acessos: 331

Realizado entre os dias 13 a 16 de junho de 2024, o Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Conubes), reuniu, em Belo Horizonte (MG), estudantes do Brasil para debaterem temas relevantes para a educação, com oficinas práticas, palestras e apresentações culturais, fortalecendo a organização estudantil e construindo um futuro mais justo e igualitário. IFRO Conubes 2024 MG 2

Os 30 líderes estudantis, representantes dos grêmios dos campi e quatro servidores que acompanham os estudantes saíram de Rondônia na segunda-feira (10/6) e retornaram no dia 18/6 com muitas experiências e aprendizados. “Mais do que um congresso, o Conubes foi um palco em que as vozes dos estudantes secundaristas gritam com força, traçando o futuro da educação brasileira”, avalia a Diretora de Assuntos Estudantis do IFRO, Sônia Carla Gravena Cândido da Silva.

Ana Luísa Marques Caldeira, discente do técnico em Edificações no Campus Vilhena e Presidente do Grêmio Estudantil Apolo, participou do Conubes e da plenária de grêmios estudantis da Federação Nacional de Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), debatendo sobre os mais diversos problemas sociais no Brasil, no mundo e no movimento estudantil. “A nossa participação nesses eventos foi construída durante todo o período estudando no IFRO, em uma educação libertadora e crítica que forma agentes de mudança na nossa sociedade. Nosso preparo se iniciou no primeiro passo dentro de cada campi e se intensificou em cada reunião e dia de estudo a fim de proporcionar a melhor representação aos alunos. Em adição, acredito que o nossos momentos de maior aprendizado aconteceram no ônibus, debatendo pelo caminho inteiro com nossos colegas de todo o estado e depois nos eventos com pessoas de todo o Brasil, com idades e vivências diferentes”, detalha a jovem, acrescentando que: “Essas experiências mudaram minha vida e a de cada estudante que participou. Sou eternamente grata aos servidores que lutaram pela nossa viagem, aos meus colegas rondonienses e a todos que conheci e fiz amizade de Norte a Sul. Tive a certeza que a educação dos Institutos Federais é de fato transformadora e libertadora e que devemos lutar todos os dias por ela”.

Thatiane de Jesus Stevanelli, aluna do Campus Colorado D'Oeste, comenta que na 45ª do Conubes foram abordadas várias situações que os discentes secundaristas passam diariamente. “A mente humana só consegue evoluir com o conhecimento, com o novo, com aquilo que nunca foi presenciado, e eu, uma aluna secundarista, consegui acesso a um debate estudantil de lutas tão imenso e impecável através da Rede Federal, o IFRO. Se um dia fui uma líder estudantil que não tinha o conhecimento adequado para o meu corpo estudantil, isso mudou. Mudou porque hoje eu sei que se não tivesse saído da minha zona de conforto, hoje a consciência de classe e estudantil não estaria em mim”, relata.

Israelly Vitória Zacharias de Souza, estudante do Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio no Campus Jaru, narra que o evento superou as expectativas de diversas formas. “Chegamos lá pensando que nossa luta já estaria concluída. Enganamo-nos. Nossa luta não termina aqui; ela começa agora. A participação neste evento foi essencial para nós, que idealizávamos o final da luta, mas nos deparamos com a realidade, mostrando-nos que estamos apenas no começo, no começo de algo grandioso e gratificante. Não lutamos apenas por nós mesmos, mas por todos. Pensei que tinha ido forte e retornado fraca, mas na verdade cheguei fraca e retornei forte. Estou pronta para enriquecer nossa luta, dar voz a ela e fazer de tudo para que, daqui a alguns anos, vejamos uma grande diferença, não apenas no movimento estudantil, mas em toda a sociedade, pois uma sociedade com educação é uma sociedade inovadora, inclusiva e menos elitista. Tenho muito a agradecer ao IFRO pelas grandes oportunidades que me proporcionaram”, diz.

Mães e responsáveis

Mesmo distantes, os pais, mães e responsáveis puderam acompanhar as atividades dos filhos no evento, como aponta Dany Marques, mãe da aluna Ana Luísa Marques Caldeira, discente do técnico em Edificações no Campus Vilhena. “Muito obrigada pelas orientações, atualizações das atividades, vídeos, cuidado e carinho com os nossos filhos! Vocês deixaram os seus lares para estar e se dedicar a eles. Tenho certeza de que eles jamais se esquecerão dessa experiência!”, agradece se dirigindo aos servidores que acompanharam a delegação rondoniense.

A mãe da aluna Thatiane Stevanelli, do Campus Colorado do Oeste, também agradeceu pelo cuidado com a filha. “Gostaria de agradecer a todos coordenadores pelo carinho e atenção, pelo aprendizado e pela experiência incrível que ela teve”, diz Sandra Fernandes.

Elaine Zacharias, mãe da Israelly Vitória Zacharias de Souza, diz estar muito feliz e grata pela paciência e compreensão de toda equipe gestora que esteve à frente da atividade. “Em especial aos professores, por terem cuidado com tanto carinho da minha filha e dos demais alunos. E também aos motoristas que também tiveram um papel fundamental e por serem grandes profissionais. Agradeço muito todos. Estão tendo grande papel na vida escolar dos nossos filhos”, agradece.

• DSC_0325
  • IFRO_-_Conubes_2024_-_MG_1