Egressa do Campus Calama é aceita na Universidade Virginia Tech (EUA) para fazer a graduação

Publicado: Quarta, 08 de Mai de 2024, 16h21 | Última atualização em Quarta, 08 de Mai de 2024, 16h34 | Acessos: 455

USA ALUNA CALAMA

Ana Beatriz Santos Monteiro, egressa do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Calama, através do programa Oportunidades Acadêmicas 2023 do EducationUSA (relembre aqui), foi selecionada para cursar Computational modeling & Data analyst na Virginia Tech (EUA), a partir do segundo semestre de 2024, com bolsa total.

A jovem explica que o processo de aplicação foi bem longo, e repleto de etapas que exigiram muita atenção, desde a escolha da universidade até o envio da aplicação. “Durante todo esse percurso, tive orientação do programa, com encontros semanais em grupo, palestras e dicas sobre o mundo da aplicação. Além disso, tive uma conselheira, a professora Diana, e uma professora norte americana, para me auxiliar de maneira mais individual. Sem falar do auxílio com as traduções das cartas e documentos necessários”, explica.

Frente à nova realidade acadêmica que se aproxima, Ana diz que “as oportunidades agora são bem maiores, tanto na questão educacional, com as ferramentas disponíveis na faculdade, como pessoal, com uma mudança total de estilo de vida. Sem falar nas oportunidades profissionais dentro e fora da universidade. Serão 4 anos de muito estudo e dedicação e muita diversão também, eu espero”.

A jovem agradece ao Programa Oportunidades Acadêmicas, “que tornou tudo possível e aos professores que aceitaram fazer parte do processo (Daniela Toda, Camila Queiroz, Cássio Alvez, Richard Valim e Edgilson Paixão - treinador) em especial as professoras Daniela e Diana que me incentivaram a realizar a inscrição para o programa. Não poderia faltar também o agradecimento a Fundanção Behering, responsável por tornar a realização deste sonho possível”.

A Assessora de Relações Internacionais do IFRO e também orientadora do EducationUSA, professora Diana Ketlem, diz que o processo de orientação da Ana no programa Oportunidades Acadêmicas a fez “crescer muito como profissional e cada vitória e etapa vencida por ela eu vibrava muito. Não é um processo fácil, mas é muito recompensador. Queria que todos os meus orientandos do EducationUSA fossem tão dedicados como ela foi. Mesmo com toda a demanda do terceiro ano do ensino médio, ela deu conta de tudo que pedíamos para fazer. Ana teve dois orientadores, eu e o Jefferson Couto do EducationUSA em Brasília, que foi de extrema importância para esse resultado também. O sentimento agora é de muito orgulho. Orgulho por saber que esse programa traz oportunidades inimagináveis para quem participa, orgulho por ter uma aluna de Rondônia, do norte do Brasil, aceita numa universidade norte americana, orgulho por ter o IFRO representado num programa tão competitivo como o Programa Oportunidades Acadêmicas. Desejo que a Ana tenha as melhores experiências da vida e que agarre todas as oportunidades que surgirem”.

Diana reforça que a Assessoria de Relações Internacionais do IFRO (Arint) continua à disposição para orientar os alunos que tiverem interesse e “já aviso que em novembro o programa Oportunidades Acadêmicas abre edital e incentivo os alunos a se inscreverem. Este ano, em 2024, tivemos dois alunos selecionados que já estão em orientação, um feito inédito para o IFRO. Eles terão orientação o ano inteiro para tentarem ser aceitos com bolsa numa universidade nos EUA. Quero muito chegar no fim do ano com ótimas notícias como essa”, comenta a docente.

EducationUSA

O EducationUSA é uma rede global de mais de 450 Centros de Orientação apoiados pelo Escritório de Assuntos Culturais e Educacionais (ECA) do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Os Centros de Orientação EducationUSA promovem ativamente o ensino superior dos EUA em todo o mundo, oferecendo informações precisas, abrangentes e atuais sobre instituições educacionais de ensino superior credenciadas nacional e regionalmente nos EUA e orientação para indivíduos qualificados sobre a melhor forma de acessar oportunidades de estudo nos Estados Unidos. No Brasil, são mais de 40 centros espalhados em todas as regiões do país e desde março de 2022 o escritório em Rondônia, localizado no IFRO Campus Calama, vem contribuindo para que essas informações cheguem cada vez mais à comunidade interna e externa do IFRO.

O Programa Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA visa a apoiar estudantes academicamente qualificados, mas sem condições financeiras de arcar com o processo de candidatura para programas de graduação, ou seja, que não poderiam pagar pelas provas, traduções, material de estudos, taxas de inscrição para cada universidade norte-americana. O EducationUSA cobre todos estes custos e o objetivo final do programa é que os alunos selecionados consigam admissões com bolsas de estudos em universidades nos Estados Unidos. O Programa Oportunidades – Graduação abre inscrições todos os anos, e para participar os alunos precisam: estar cursando o 3º ano do ensino médio ou ter se formado no ano de inscrição; vir de família com recursos financeiros limitados; ter inglês avançado; realizar atividades extracurriculares e comunitárias; ter excelente histórico acadêmico; estar interessado em qualquer área de estudo, exceto Medicina, Odontologia, Veterinária, Direito ou Psicologia. O processo de seleção possui três fases: formulário de inscrição, vídeo e entrevista.

Mais informações sobre o programa podem ser encontradas em:  https://educationusa.org.br/institucional/oportunidades-academicas/