Membros do Projeto Comunidades Fortes do IFRO participarão do 26º Encontro Nacional de Geografia Agrária no Maranhão

Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2024, 14h58 | Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2024, 22h41 | Acessos: 185

Projeto Comunidades Fortes Ações 1

Os professores membros da equipe do Projeto Comunidades Fortes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participarão do XXVI Encontro Nacional de Geografia Agrária – ENGA 2024, que tem como tema Da Amazônia para o mundo: Territórios, diversidades e povos tecendo futuros”. O evento será realizado entre os dias 24 e 28 de junho de 2024, na sede da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – na cidade de São Luís do Maranhão.

Os membros da equipe que compõe o Projeto Comunidades Fortes são os professores(as): William Kennedy Amaral Souza, Áurea Dayse Cosmo da Silva, Marcel Emeric Bizerra de Araújo do Campus Vilhena, Mônica do Carmo Apolinário de Oliveira do Campus Ji-Paraná, Odair Antônio Barbizan do Campus Colorado do Oeste e Márcio Moreira Costa do Campus Avançado de São Miguel do Guaporé, que tiveram 6 trabalhos aprovados e que serão apresentados no evento:

1. "Projeto Comunidades Fortes: diagnóstico socioprodutivo da Comunidade Quilombola Rolim de Moura do Guaporé (RO)”, de autoria de Odair Antônio Barbizan, Márcio Moreira Costa, Marcel Emeric Bizerra de Araújo, Áurea Dayse Cosmo da Silva e Mônica do Carmo Apolinário de Oliveira.
  2. "Projeto Comunidades Fortes: Diagnóstico socioprodutivo do Povo Karipuna de Porto Velho (RO)”, de autoria de Áurea Dayse Cosmo da Silva, Mônica do Carmo Apolinário de Oliveira, Marcel Emeric Bizerra de Araújo, William Kennedy Amaral Souza e Márcio Moreira Costa.
  3. "Construindo Comunidades Fortes: resistência, luta e permanência no território”, de autoria de Márcio Moreira Costa, William Kennedy Amaral Souza, Áurea Dayse Cosmo da Silva, Marcel Emeric Bizerra de Araújo e Mônica do Carmo Apolinário de Oliveira.
  4. "Projeto Comunidades Fortes: diagnóstico socioprodutivo do Povo Indígena Wari de Nova Mamoré (RO)”,de autoria de Mônica do Carmo Apolinário de Oliveira, Marcel Emeric Bizerra de Araújo, Áurea Dayse Cosmo da Silva, William Kennedy Amaral Souza e Márcio Moreira Costa.
  5. "Desestruturação do modo de vida em comunidades tradicionais como estratégia para expansão capitalista em Rondônia”, de autoria de William Kennedy Amaral Souza, Marcel Emeric Bizerra de Araújo e Odair Antônio Barbizan.
  6. "A bovinocultura como estratégia de resistência no P.A. Margarida Alves em Nova União – Rondônia”, de autoria de Marcel Emeric Bizerra de Araújo, William Kennedy Amaral Souza e Odair Antônio Barbizan.

Sobre o Comunidades Fortes

O objetivo do projeto é a realização de um conjunto de atividades de formação e extensão técnica e tecnológica para povos e comunidades tradicionais de Rondônia, principalmente os que se encontram no Vale dos Rios Guaporé e Mamoré, como forma de agregar valor aos arranjos produtivos dessas comunidades, promover desenvolvimento sustentável e preservar as tradições culturais. O projeto contempla planos de ação extensionistas (cursos e assessorias) e a aquisição de máquinas, equipamentos e materiais em geral, no intuito de melhorar a formação do público-alvo, criando uma infraestrutura que proporcione o máximo de experiência durante os cursos, palestras e oficinas práticas. Assessoria.

O ENGA

O XXVI Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA) representa a continuidade e amadurecimento de um processo de estudos e debates das temáticas agrárias, que se originou nos anos de 1970, reunindo pesquisadores(as) da Geografia Agrária brasileira, que buscavam, a partir da realização de um encontro temático, o fortalecimento deste campo do conhecimento. Recentemente, o ENGA tem buscado ampliar e fortalecer o diálogo da academia (pesquisadores(as), professores(as), estudantes de graduação e pós-graduação) com os movimentos sociais do campo brasileiro.

• Projeto_Comunidades_Fortes_-_Ações_1
  • Projeto_Comunidades_Fortes_-_Ações_2