Mais um egresso do IFRO é selecionado para o Programa Oportunidades Acadêmicas 2024

Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2024, 16h52 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2024, 16h54 | Acessos: 264

Egresso David Henrique Lima de Oliveira Campus Calama

David Henrique Lima de Oliveira, que finalizou o técnico integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO),  em dezembro de 2023, também foi selecionado para o programa Oportunidades Acadêmicas 2024. Egresso do Curso Técnico em Química do Campus Porto Velho Calama, David será um dos representantes de Rondônia, juntamente com Thayna Albuquerque Silva (egressa do Campus Ji-Paraná).

Do IFRO, em anos anteriores, foram contempladas com o programa: Eduarda Caroline (Campus Colorado), em 2021; e Ana Beatriz Santos Monteiro (Campus Calama), em 2023. Nesta seleção, a egressa Thayna Albuquerque Silva (Campus Ji-Paraná), já havia sido contemplada para 2024. “Houve uma repescagem no programa e a coordenação a nível nacional chamou um outro aluno nosso do IFRO. Então, de forma inédita, temos dois alunos selecionados este ano para o programa Oportunidades Acadêmicas 2024”, explica a Assessora de Relações Internacionais do IFRO, Diana Ketlem.

David, que já participou de outro programa chamado AFS Global STEM Academies, em que foi contemplado com um curso on-line e uma viagem para o Egito em 2022 representando o IFRO, destaca que fazer parte do OPP é tornar realidade aquilo que sempre idealizou como estudante e futuro profissional. “Graças ao programa, tenho agora não apenas maiores motivações, mas também todo o suporte necessário para que esse desejo de estudar em uma universidade americana se torne cada vez mais próximo da concretização. Além dos árduos dias dedicados à aplicação para o programa, vejo hoje os resultados de todo esse processo, sendo cada nova oportunidade oferecida um motivo a mais para me alegrar e incentivar a busca pelo aperfeiçoamento, para dessa maneira honrar tal oportunidade. Assim, elevo minhas expectativas, buscando com isso crescer e me desenvolver durante todo o processo até a minha tão sonhada aprovação. Dessa forma, imerso em um sentimento de realização, felicidade, ambição e motivação, espero, com todos os recursos que o Oportunidades Acadêmicas me proporciona, trazer ótimos resultados e futuras aprovações. Desde que descobri o programa, o desejo de entrar era gigantesco, agora que posso dizer que faço parte dele, abraçarei fortemente essa chance ímpar de poder contar com grandes auxiliadores, aos quais sou extremamente grato, que certamente farão parte de uma história com bastante luta, mas, assim espero, com grandes conquistas!", comenta o egresso.

Sobre a Seleção

A seleção ocorreu em processo iniciado em novembro do ano passado. O IFRO, através da sua Assessoria de Relações Internacionais (Arint), incentivou a participação dos alunos. Na oportunidade, poderiam se candidatar ao “Programa Oportunidades Acadêmicas – Graduação” estudantes que estivessem terminando no ano em que iniciava a seletiva ou no próximo o curso equivalente ao ensino médio e que fariam na sequência o ensino superior. O objetivo é apoiar alunos com alto desempenho acadêmico, mas que não têm condições financeiras de arcar com os custos do processo de candidatura a programas de graduação nos EUA, com o objetivo de conseguirem bolsas oferecidas pelas universidades norte-americanas. A ação é gerenciada pela rede EducationUSA.

O IFRO possui parceria com o EducationUSA, e mantém em funcionamento um Centro de Orientação, localizado no Campus Porto Velho Calama. O espaço atende a comunidade interna de todo o Instituto, bem como também orienta a comunidade externa à instituição.

“Como orientadora do EducationUSA em Rondônia, eu fico orgulhosa da quantidade de alunos do IFRO e de Rondônia que tem se empenhado em se inscrever nas oportunidades que compartilhamos. A Arint e o EducationUSA Rondônia ficam à disposição para ajudar os alunos que se interessarem! O Programa Oportunidades Acadêmicas abre edital todo ano em novembro e nós sempre divulgamos no site do IFRO e no canal de informação da Arint”, destaca Diana.

EducationUSA

O EducationUSA é uma Rede do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, que oferece informação sobre oportunidades de estudo nos EUA e acompanha alunos ao longo do processo de admissão para programas de verão, graduação, mestrado, doutorado, inglês e cursos de curta duração. Os escritórios EducationUSA oferecem uma gama de serviços e atividades para todos os interessados em estudar nos EUA. No escritório de Rondônia para marcar orientação é só entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..