Canadá: Acadêmico do IFRO concluí Programa Técnico de Engenharia de Software

Publicado: Segunda, 12 de Abril de 2021, 09h48 | Última atualização em Quinta, 22 de Abril de 2021, 09h07 | Acessos: 33966

foto Michel no CadanáEstudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) concluiu o curso no Programa Técnico de Engenharia de Software no Conestoga College, Canadá. Michel Talisson Gomes Lima, graduando do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ofertado no Campus Ji-Paraná, foi aprovado na seleção que ocorreu no fim de 2018, através da Chamada Pública do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif): AI nº 4/2018, de 19 de novembro de 2018, Programa de Bolsas Canadá-Brasil. A seleção concedeu cinco bolsas, sendo uma bolsa por região do país, e o estudante do IFRO foi o representante da Região Norte.

“No final de 2018 participei de um edital para o Programa de Bolsas Canadá-Brasil (Canada-Brazil Scholarship Programs/CBSP) apoiado pela parceria do CiCan [Colleges and Institutes Canada] e Conif. O programa concedeu cinco bolsas para estudantes brasileiros de institutos federais para estudar no Canadá, sendo uma bolsa por região do país (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). Após participar de um processo seletivo, fui o selecionado do IFRO e, posteriormente, o da Região Norte”, explica Michel.

O Reitor Uberlando Tiburtino Leite mostra que durante a participação de Michel Talisson no programa do CICan obteve apoio do IFRO para concluir o curso no Programa Técnico de Engenharia de Software no Conestoga College, onde adquiriu a dupla titulação com êxito, servindo de incentivo aos demais alunos da instituição. “Transformar por meio da educação é a nossa missão”, diz o Reitor do IFRO. O gestor também enfatiza que é papel do IFRO promover o conhecimento e formação profissional, além de buscar a excelência por meio da oferta de experiências internacionais aos seus estudantes e servidores.

O CBSP é dedicado aos estudantes brasileiros de cursos superiores em tecnologia das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país e que estejam dispostos a aperfeiçoar seu inglês e estudar em institutos e colleges canadenses. Conforme a Chamada Pública, a bolsa de estudos abrange taxas de matrícula, ajuda de custo para compra de materiais de estudo e despesas de viagem de ida e volta do Canadá. Também estão incluídos ajuda de custo para cobrir despesas de acomodação, ajuda de custo mensal e seguro de saúde de emergência durante o período de estudos.

“Comecei meus estudos no Canadá em julho de 2019. Primeiramente cursei um curso intensivo de inglês acadêmico por 2 meses, e em seguida estudei 2 semestres do curso de Engenharia de Software no Conestoga College. Foi uma experiência desafiadora, mas muito gratificante e o conhecimento obtido no IFRO durante meus anos no ensino técnico e superior me ajudaram imensamente neste processo”, conta Michel.

“Em seguida, fiz 3 meses de estágio no Conestoga College como desenvolvedor VR, onde tive a oportunidade de liderar um time de 5 desenvolvedores”, acrescenta o estudante. “Posteriormente, estudei mais um semestre e me graduei do curso, em dezembro de 2020. Agora que conclui meu curso no Canadá, meu objetivo é dar continuidade e me formar no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFRO Campus Ji-Paraná”.

Para finalizar, o estudante diz: “A mensagem que eu gostaria de passar para quem está cursando algum curso no IFRO, seja técnico ou graduação, é para que você fique alerta sobre os editais lançados. Oportunidades como a que eu tive aparecem todos os anos. Recomendo estar sempre se preparando, e nunca se esqueça que o primeiro passo é tentar”.

• Fotos_-_Arquivo_IFRO_-_Michel_em_atividades_nos_campi_1
  • Fotos_-_Arquivo_IFRO_-_Michel_em_atividades_nos_campi_2