IFRO implanta sistema de videoconferência na reitoria e nos campi

Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2020, 18h11 | Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 18h11 | Acessos: 644

DGTI Videoconferencias1jpgO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) lançou um projeto de videoconferência durante a 19ª Reunião Extraordinária do Codir (Colégio dos Dirigentes), realizada no dia 30/07/2020 (quinta-feira). Iniciado em 2019, o projeto adquiriu equipamentos e tecnologia que permitem aos servidores da instituição ampliar a comunicação entre os setores e entre a reitoria e as demais unidades.

Os gestores puderam testar a ferramenta que faz transmissão de áudio e vídeo em alta qualidade. Nas últimas semanas, o equipamento foi instalado pela DGTI (Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação) do IFRO na reitoria e em todos os campi, com exceção do Campus Avançado São Miguel do Guaporé devido à sua sede definitiva estar em fase de construção. Entre os diferenciais da ferramenta está a realização de reuniões com maior frequência e com conforto e qualidade de uma reunião presencial.

“O IFRO é uma instituição que preza pela eficiência e efetividade das suas ações de modo que possamos contribuir para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país, unindo qualidade das ações de pesquisa, ensino e extensão com eficiência e efetividade no uso dos recursos públicos. Nós temos investido em tecnologia e uma delas foi a aquisição de equipamentos para videoconferência de modo que possamos, entre os campi, a reitoria e toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal, discutir sempre que necessário sobre as ações institucionais, realizar reuniões de trabalho, realizar capacitação de pessoal, enfim, diversas ações que ou não conseguimos desenvolver em razão de insuficiência de recursos para deslocamento de pessoas, ou da indisponibilidade de tempo para as pessoas fazerem descolamentos por até 800 km para participar de atividade presenciais”, explica o Reitor Uberlando Tiburtino Leite.

Pensado desde o ano passado, o projeto buscava a implantação pensando na integridade física dos servidores, tendo em vista os riscos de viagens pela rodovia que corta o estado e o tempo de viagem. “O Instituto Federal de Rondônia adquiriu equipamentos de videoconferência para primeiro trazer agilidade nas discussões entre os campi e a reitoria e também para trazer eficiência no uso de recursos, utilizando os recursos da instituição de forma mais efetiva nas ações de ensino, pesquisa e extensão, nas ações finalísticas e reduzindo as despesas com deslocamentos de pessoas com diárias e passagens. Este é o objetivo da aquisição desses equipamentos: trazer eficiência e efetividade no uso dos recursos e facilitar o diálogo entre a reitoria e os campi”, acrescenta o Reitor do IFRO.

Segundo o Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Erlan Fonseca de Souza, o conjunto da solução contempla um equipamento (Room Kit) e o software Cisco Webex, considerados atualmente um dos mais modernos do mercado. Possui câmera integrada de resolução 4k com ângulo de 120º gerenciada por um software inteligente capaz de direcionar o foco da câmera para quem estiver apresentando e suprimir ruídos durante a reunião. O conjunto conta também com um tablet exclusivo para o gerenciamento das reuniões, o que torna a utilização da solução muito simples e intuitiva.

"Um dos pontos mais interessantes desta solução é a praticidade de uso. Através do tablet gerenciador, o usuário pode facilmente abrir uma reunião ou participar de uma existente, de forma intuitiva e com poucos cliques, pois a ação é similar a de realizar uma ligação em seu smartphone. A usabilidade das soluções de TIC são essenciais para sua efetividade. Soluções de alta qualidade e de simples manuseio estimulam os usuários a inserir essas tecnologias cada vez mais em seu dia a dia, favorecendo a produtividade e fortalecendo a comunicação”, comenta Erlan.

Desde a suspensão das atividades presenciais, toda a comunidade do IFRO passou a adotar as webconferências como ferramentas de comunicação, tanto para as atividades administrativas quanto para as atividades de ensino. “Para isso, estão sendo utilizadas diversas soluções em seus dispositivos que possuem câmera e microfone e que possuem qualidade limitada. A relevância do projeto está justamente neste ponto. O equipamento tem como objetivo oferecer qualidade de áudio e vídeo muito superior”, diz o Diretor.

Dessa forma, proporciona o máximo de similaridade do ambiente físico para o virtual. E, além das reuniões por meio dos equipamentos instalados em cada unidade, servidores e convidados também poderão participar das reuniões através de seus dispositivos, assim como é feito atualmente em diversas reuniões virtuais. Só que, com o mesmo software utilizado pelo equipamento, há uma garantia de qualidade superior ao modelo adotado atualmente.

Erlan Souza ainda mostra que a implantação, em decorrência do período de pandemia, não pôde contar com a presença física da empresa para realizar a instalação. “A DGTI e as equipes de TI dos campi empreenderam esforços para implantar a solução o mais rápido possível, pois este é o momento em que mais precisamos desta tecnologia. Graças a esse esforço em conjunto, obtivemos sucesso na execução do projeto e a primeira reunião já aconteceu”, finaliza.

• DGTI-Videoconferencias
  • DGTI-Videoconferencias1jpg