IFRO realiza Reitoria Itinerante on-line e a 2ª live oficial da gestão para discussão das atividades no segundo semestre

Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 17h24 | Última atualização em Quinta, 06 de Agosto de 2020, 13h45 | Acessos: 938

LiveIFROO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) inicia nesta semana a edição on-line da Reitoria Itinerante com reuniões em todas as unidades da instituição. O objetivo é estabelecer um diálogo com os servidores sobre as atividades administrativas no segundo semestre deste ano. Dando sequência ao diálogo com a comunidade, o IFRO ainda realizará, no dia 11 de agosto, às 19 horas (horário local), a 2ª live oficial da gestão com os temas: início do semestre letivo, atividades remotas e ações de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é informar a toda a sociedade sobre como serão realizadas essas atividades no âmbito do IFRO, tendo em vista a suspensão preventiva das atividades presenciais desde março de 2020, e com previsão de estender até dezembro, conforme Portaria nº 1.222/2020, de 10 de julho de 2020.

As reuniões com os servidores acontecerão no período de 5 a 12 de agosto. De acordo com o cronograma: Campus Ji-Paraná no dia 5 de agosto, às 8h30; Campus Colorado do Oeste no dia 6 de agosto, às 8 horas; Campi Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte no dia 6 de agosto, às 15 horas; no dia 07 de agosto, no Campus Guajará-Mirim às 8h30 e no Campus São Miguel do Guaporé às 15 horas; no dia 10 de agosto, no Campus Vilhena às 8h30 e no Campus Cacoal às 15 horas; Campus Jaru no dia 11 de agosto, às 8h30; e na Reitoria dia 12 de agosto, às 8h30. Para participar, os servidores deverão acessar o link que será disponibilizado pelo gabinete da Reitoria no e-mail institucional.

Live do IFRO

A transmissão da live será realizada por dois canais oficiais do IFRO: 1) Facebook do IFRO: https://www.facebook.com/ifrondonia/ e 2) Youtube: https://youtube.com/ifrondonia. O evento é aberto a toda a comunidade e contará com a participação do Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, do Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues de Almeida, do Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, e da Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis.

Segundo o Reitor do IFRO, a gestão da instituição tem procurado estratégias, principalmente no uso de ferramentas tecnológicas, para manter o diálogo com a sociedade. “A live é uma dessas estratégias, em que nós podemos ao mesmo tempo repassar as informações relevantes da instituição e principalmente ouvir a nossa comunidade acadêmica, nossos alunos, nossos técnicos e professores, e a sociedade sobre as ações que estamos desenvolvendo, e que podem ser melhoradas”, afirmou. O momento atual de pandemia do novo coronavírus e de suspensão das atividades presenciais, trouxe a necessidade de superar desafios na obtenção de êxito no prosseguimento das atividades. “De modo que a instituição possa continuar suas ações de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado, do nosso país, e, acima de tudo, continuar com a oferta de uma educação pública, gratuita e socialmente referendada”, concluiu o Reitor.

Durante a live será aberto um momento exclusivo para responder aos questionamentos encaminhados através dos comentários das transmissões ao vivo. A live proporcionará um canal de diálogo com a comunidade, com o objetivo de manter nossos servidores, alunos, colaboradores e a sociedade em geral informados e cientes de todas as ações planejadas pelo IFRO e realizadas no primeiro semestre para atender o ensino remoto.

A Pró-Reitoria de Ensino abordará a temática de atendimento não presencial neste período de pandemia e também outros temas, referentes ao replanejamento das ações na instituição. “Reorganização de calendário, assistência estudantil, reorganização de horário, apoio psicológico aos alunos, com foco na pandemia, investimento em capacitação e planejamento do segundo semestre”, enumerou o Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues de Almeida.

Os projetos na área da extensão ampliaram a oferta de cursos com a adesão ao Programa Novos Caminhos do Governo Federal. A Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, informou que, além dessa ação, durante a live serão apresentados todos os projetos que estão em andamento e podem ter a participação tanto da comunidade interna como externa do IFRO. “Será um bate-papo sobre a questão dos cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), sobre a Escola de Conselhos, que é uma outra formação que iremos iniciar em parceria com a SEAS (Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social), vamos falar sobre os projetos e editais de extensão, e sobre a Redinova, a questão do empreendedorismo e inovação no IFRO”, relatou.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, a live proporcionará também um momento de contato direto da Pró-Reitoria com pesquisadores, alunos e servidores, buscando alinhar o melhor desenvolvimento das ações de pesquisa. Ainda segundo ele, o diálogo irá também trazer informações importantes de orientação sobre a execução dos projetos de pesquisas que estão vigentes, além de propor uma linha de ação para novos projetos nos próximos meses, ressaltando ações de pesquisa em andamento com foco no combate à covid-19. “Colocando em pauta várias ações e programas de pesquisa em andamento, principalmente na fase administrativa, que devem se transformar em oportunidades para alunos e servidores em um curto e médio prazo”, explicou.