Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Extensionista contribui com estudantes do Centro de Autismo de Ji-Paraná

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 08h52 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 08h52 | Acessos: 30723

 Jipa ExtensãoO projeto “Elaboração de materiais pedagógicos e desenvolvimento de oficinas de artes para crianças autistas: um suporte à sala sensorial do Centro de Autismo de Ji-Paraná” encerrou suas atividades após um ano de desenvolvimento. As ações foram desenvolvidas por acadêmicos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná.

O projeto, que foi coordenado pela professora Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza, por dois bolsistas e sete acadêmicos colaboradores, destes oito cursam Licenciatura em Química, alcançou seu objetivo ao entregar ao Centro 400 itens de material pedagógico (jogos de associação, contagem, memória, dentre outros) a serem utilizados pelas 158 crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA, além da realização de duas oficinas de artes. As intervenções com o material produzido foram realizadas pelo próprio Centro com o apoio das famílias e professores. 

Para a sala sensorial foram desenvolvidas duas oficinas, uma com o material industrializado que apresenta características elásticas conhecido popularmente como “Geleca” “amoeba” ou “geleinha” e bolhas de sabão. Dorli Ott Lelis (professora da estimulação sensorial) destaca que o uso desses itens é extremamente importante para os estudantes. 

Segundo a professora “a amoeba é um brinquedo de amassar e modelar, é uma textura mole, mas que não suja as mãos. Ela auxilia no desenvolvimento da coordenação motora fina e da criatividade, já a bolha estimula os movimentos dos músculos faciais e labiais, além de proporcionar sensação de bem-estar e prazer. É utilizada para a acomodação de estudantes com dificuldades de se relacionar, de olhar e de se comunicar. As bolhas de sabão auxiliam nos movimentos corporais, ajuda na percepção e atenção.”

Para um melhor desenvolvimento dos estudantes, o centro conta com a participação dos pais enquanto os filhos estão na instituição, sendo assim as oficinas também tiveram o apoio das mães. Paula Letícia, mãe do aluno Hugo, relatou que “embora Hugo tenha dificuldade com as texturas, ele gosta muito de brincar com a amoeba. Consegue brincar, se divertir e interagir com os colegas. Quando ele está brincando com as tintas, expande em criatividade, consegue desenhar, pintar e abrir ciclos de comunicação com os colegas e professores. As bolhas de sabão estimulam a coordenação motora e visual, além de auxiliar a percepção e atenção”.

Neide S. Fonseca, mãe do aluno Lucas, ao descrever a utilização desses materiais destaca que o filho ao brincar  “esquece o mundo, se acalma,  se concentra na brincadeira de puxar e esticar. Quanto ao uso das tintas, a criança está iniciando o trabalho com os desenhos e pintura, assim percebo que ele está desenvolvendo a criatividade”.

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.