Professor de Artes Visuais do Campus Jaru concorre a uma vaga para semifinal do Prêmio Arte na Escola Cidadã 2024

Publicado: Terça, 30 de Abril de 2024, 11h46 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2024, 13h20 | Acessos: 239

Campus Jaru Projeto Tempo de Arte Professor Hendy e alunos

O projeto “Tempo de Arte”, idealizado pelo professor de Arte, Hendy Barbosa Santos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Jaru, passou para a segunda fase e agora está concorrendo a uma vaga na semifinal do Prêmio Arte na Escola Cidadã.

O projeto de ensino é vinculado ao edital nº 18/2022/JARU - CGAB/IFRO, com o apoio da Direção de Ensino do Campus Jaru. “Tempo de Arte” foi criado com o objetivo de relacionar manifestações artísticas de diferentes períodos com aspectos socioculturais da vida do estudante, visando a um entendimento dessas manifestações pela perspectiva do discente.

“Com isso, ocorreu a promoção e o desenvolvimento qualitativo do processo de ensino-aprendizagem escolar, no qual o estudante adquire uma postura ativa no aprender, sendo esta, portanto, uma intervenção para a promoção da autonomia estudantil, na qual o educando aprende a aprender”, destaca o professor.

Hendy destaca que o projeto de ensino “Tempo de Arte” aconteceu a partir da percepção das manifestações artísticas como uma oportunidade diferenciada para aquisição do conhecimento, “pois ao relacionar sua experiência com a perspectiva dos períodos estudados o educando torna-se parte do processo de construção de seu conhecimento, uma vez que sua vivência é decisiva para a significação das obras e períodos estudados”.

Além das aulas práticas de pintura em sala unindo a teoria e a prática, foram criados jornais informativos com o objetivo de divulgar eventos culturais e artísticos locais e regionais.

Para o desenvolvimento do projeto, além do professor de Arte, Hendy Barbosa Santos como coordenador, houve a participação do professor Gilberto Egydio dos Santos, e dos bolsistas Fábio Luiz Montilha Santos e Isabelli Vitória de Carvalho Lenque, ambos discentes do ensino médio integrado ao curso técnico em comércio. O projeto foi realizado em 2022, com a duração de 4 meses.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã mapeia, reconhece e valoriza projetos em Arte desenvolvidos em todo o país. Mais informações podem ser consultadas no site do evento: http://www.https//artenaescola.org.br/premios/2024/

registrado em: ,