Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Campus

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 11h18 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 17h52 | Acessos: 2028

 




O município de Jaru fica localizado no Estado de Rondônia, a 291 km da capital Porto Velho. Situa-se na BR 364, fazendo divisão limítrofes com os seguintes municípios: ao Norte, com Theobroma; ao Sul, com Mirante da Serra e Nova União; a Oeste, com Cacaulândia e Governador Jorge Teixeira; a Leste, com Vale do Paraíso e Ouro Preto do Oeste.

O município é considerado extremamente importante para o desenvolvimento econômico do estado por diversas razões, dentre elas podemos citar:  forte produção na agroindústria; apresenta um número populacional superior a cinquenta mil habitantes, possui vários municípios menores em seu entorno e há inúmeras empresas fortes nas diversas áreas do comércio.

No entanto, o município era carente de instituição de ensino que ofereça educação profissional e tecnológica para atender as demandas local e regional.

Campus Jaru está sediado em uma área de 49 mil m², sendo a construção da primeira etapa realizada em 330 m², com bloco administrativo e salas de aula.

Com sede localizada na Av. Vereador Otaviano Pereira Neto, 874 – Setor 2 , inaugurado em 2016, o campus possui atualmente 18 profissionais, sendo 10 docentes e 08 técnicos administrativos e mais de 173 alunos matriculados nos cursos Técnicos – modalidade  EAD.



Em 2012, em atendimento aos pedidos por parte de autoridades da educação do município de Jaru no sentido de ofertar cursos profissionalizantes aos cidadãos da região, o IFRO  implantou um Polo de Educação a Distância, dando, portanto, início às atividades de ensino com a oferta de quatro cursos do Programa de Formação Inicial em Serviços dos Profissionais de Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (PROFUNCIONÁRIO), com abertura de 200 vagas para  atendimento aos servidores públicos do município e região, com o seguintes cursos: Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar.

Os cursos foram ofertados via EAD, através de uma parceria com o IFPR – Instituto Federal do Paraná, cujo objetivo foi proporcionar qualificação profissional aos servidores públicos que atuavam na área de apoio técnico (merendeiras, zeladoras e agentes administrativos) da educação estadual e municipal de Jaru. Os cursos foram de suma importância para o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores com grande percentual de aproveitamento acadêmico e baixa evasão. É importante dizer que, de acordo com o trabalho de acompanhamento dos egressos, muitos alunos tiveram suas vidas alteradas para melhor após concluírem os cursos ofertados pelo IFRO, por exemplo, mudando de função dentro da instituição onde eram lotados. Esses alunos eram matriculados no Campus Ariquemes, mas eram atendidos em Jaru. Os encontros presenciais ocorriam uma vez por semana. 

Em 2013, com a finalidade de se expandir as atividades do IFRO no estado e atender um maior número de pessoas, deu-se início ao processo de implantação da Unidade de Educação Profissional de Jaru – UEP Jaru, vinculada ao Campus Ji-Paraná, cujo objetivo foi atender às necessidades de oferta de educação profissional gratuita à comunidade do município e adjacências pelo PRONATEC. No entanto, tal demanda não foi atendida.

Ainda em 2013, o Campus Zona Norte ofertou os cursos Técnico em Informática e Técnico em Finanças. E em parceria com o IFPR – Instituto Federal do Paraná, ofertou também o Curso Comunitário de Saúde. Entretanto, não houve continuidade, pois o IFPR cancelou o referido curso por motivos adversos.  Então, para que os alunos não ficassem prejudicados, o Campus Zona Norte proporcionou aos alunos o curso de Cuidador de Idoso.

A partir de então, intensificou-se a manifestação de interesse por parte de autoridades locais para implantação de uma unidade de ensino do IFRO em Jaru. Por meio do ofício 138, de 21 de fevereiro de 2013,  o Executivo Municipal de Jaru considera a atuação do Instituto como destaque na formação de pessoal e oficializa a intenção da Prefeitura em receber um Campus, com os seguintes argumentos:

  1. O Município possui economia expressiva, sendo a 2ª maior bacia leiteira per capita do país e a maior da Região Norte.
  2. Há 52.005 habitantes no Município, dentre os quais 15.210 são jovens e adultos entre 15 e 29 anos de idade.
  3. O PIB per capita é de R$ 15.266,27, contra R$ 12.449,57 da cidade vizinha com número de habitantes que mais se aproxima daquele de Jaru: Ouro Preto do Oeste; considera-se ainda que o PIB per capita é maior que o de Cacoal, Colorado e Ariquemes, onde já existem Campus do IFRO instalados.
  4. Jaru possui o maior frigorífico do Estado, três laticínios, expressiva produção de peixe e comércio significativo.
  5. O Município atende administrativamente as áreas de Governador Jorge Teixeira, Theobroma e Vale do Anari, envolvendo uma população de aproximadamente 100.000 pessoas; além disso, aproxima-se dos Municípios de Nova União, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra e Vale do Paraíso, num total que atinge quase 20.000 km2.
  6. A Prefeitura se compromete em doar um terreno para a construção do campus e em dispor uma escola com infraestrutura necessária para a instalação inicial da Unidade.

Dessa forma, representantes do IFRO e gestores da prefeitura realizaram várias reuniões, audiências públicas e ações para firmarem parcerias. Culminou que, com a participação da comunidade, autoridades do Ministério Público e outras autoridades locais, decidiu-se pela doação de um terreno ao IFRO. Somente após a aprovação da cessão do terreno pela comunidade, através de audiência pública, passou-se para a deliberação final dos senhores vereadores. Por fim, a Câmara Municipal de Jaru através da Lei Municipal nº 1974/2014, autorizou o executivo municipal a doar o imóvel onde antes funcionava a EXPOAJA – Exposição Agropecuária de Jaru.

Assim, no dia 22 de dezembro de 2014 foi realizada uma solenidade para oficializar a entrega do imóvel ao IFRO para a construção de mais uma unidade de ensino – o Campus Jaru. O imóvel fica situado na Av. Otaviano Pereira Neto, 874 – setor 2,  o  terreno é plano, todo cercado, com muro frontal em toda a sua dimensão e algumas construções já feitas, envolvendo barracões, boxes e outras pequenas estruturas. A área é de aproximadamente 50.000 metros quadrados, o qual já está escriturado em nome do IFRO e pertence a área urbana do município.

Devido à grande procura por cursos técnicos e tecnológicos profissionalizantes, o Campus Zona Norte continuou com novas turmas. Assim, em outubro de 2014, iniciou-se uma turma de Informática e, em novembro de 2015, começou a turma de Finanças Subsequente.

Em Julho de 2016, deu-se início ao curso Técnico em Cooperativismo Concomitante, parceria com a SEDUC, na modalidade EAD, com um encontro presencial por semana.

Por fim, em 2016, foi autorizada pela Portaria 378 de 09 de maio de 2016 a criação de mais uma unidade do IFRO – o Campus Avançado de Jaru. Neste mesmo ano, foi dado início à construção da sede do Campus, sendo, inicialmente, um bloco com três salas de aula e banheiros. Assim, o polo de educação a distância (com os cursos Técnico em Finanças Subsequente e Técnico em Cooperativismo concomitante) que funcionava em um prédio cedido pela prefeitura até então, foi deslocado para as instalações do Campus Avançado de Jaru.

Logo após a implantação do campus, a equipe de gestores da unidade deu início a uma série de reuniões com setores acadêmicos, políticos e educacionais do município, com o objetivo de apresentar a rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal de Rondônia, a sua expansão em todo o Estado e como o Campus Avançado de Jaru desempenha um papel significativo na transformação social  do município e região, através do seu importante papel  no processo de  articulação de agentes públicos e privados da região, no sentido de buscar o desenvolvimento socioeconômico regional, de forma cooperativa e sustentável. 

No dia 12 de maio de 2017 a sede do campus foi inaugurada pelo Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho e pelo Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite. Na cerimônia também foi realizada a vistoria das obras em andamento no campus e a liberação de recursos para as próximas etapas de construção. Com o objetivo de aumentar a oferta de cursos para o município e região, já está em andamento as obras para construção de outro bloco com salas e laboratórios.

Em 5 de setembro de 2017 foi publicada a portaria que altera a nomenclatura do Campus Avançado Jaru do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), situado no município de Jaru. Agora a unidade passa a ser denominada Campus Jaru.



Baixe o Organograma em PDF: Clique Aqui!

Órgãos Executivos

Direção-Geral (CD3)

Coordenação de Gestão da Tecnologia da Informação

Coordenação de Gabinete e Gestão de Pessoas

Direção de Ensino (CD4)

Coord. Registros Acadêmicos

Coordenações de Curso (FCC)

Coordenação EAD

Coordenação de Planejamento e Administração (FG 2)

Coordenação de Pesquisa e Extensão (FG 2)

Coordenador Adjunto do Pronatec



Estrutura Física:

01 bloco contendo

03 (três) salas de aulas, que terá sua divisão da seguinte maneira:

02 salas de aulas

01 Laboratório de Informática.

02 banheiros 

Croqui do Campus - Clique para baixar:

photo   photo

 

Veja imagens do Campus Jaru:

View the embedded image gallery online at:
http://portal.ifro.edu.br/jaru/o-campus#sigFreeId8292f4a862



Nome do IF/Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Jaru

Perfil do campus: Em fase de pesquisa de demanda junto à comunidade para definir o perfil do campus, através dos editais do Observatório do IFRO. 

localização iconEndereço: Av. Vereador Otaviano Pereira Neto, 874 – Setor 2 – CEP: 76.890-000 – Jaru/RO

telefone icon Telefone: 69 9918-2512 / 69 9989-6257

email 14410 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 12h – das 14h às 18h

Turno: matutino, vespertino e noturno

{mosmap width='100%'|height='400'|lat='-10.4363374'|lon='-62.4550021'| zoom='16'|text='IFRO Campus Jaru'}



 Setor

Telefone E-mail
Direção-Geral 99918-2512 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação de Gestão da Tecnologia da Informação   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação de Gabinete e Gestão de Pessoas   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Direção de Ensino 99989-6257 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação de Planejamento e Administração   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação de Pesquisa e Extensão   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenador Adjunto do Pronatec   coordenaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação de Registro Acadêmicos   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação do Curso Técnico em Comércio   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação de Curso Mediotec   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação do Curso Técnico em Alimentos   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação do Curso Técnico em Segurança do Trabalho   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação EAD   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação de Comunicação e Eventos   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




tab7


registrado em:
Fim do conteúdo da página