Estudantes de escolas do município de Theobroma participam de oficina de robótica organizada pelo IFRO Jaru

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 14h57 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 14h57 | Acessos: 411

jarulego4Cerca de 40 alunos do 8º e 9º ano das Escolas Josilei da Silva Nascimento e João Marques Ferreira do município de Theobroma (RO) participaram de uma oficina de robótica que faz parte do Projeto Mini Laboratório de Física. O evento ocorreu dia 26 de setembro, organizado pelo Professor Reginaldo Lima Gomes, juntamente com os alunos Carlos Eduardo, Loraine Fidelis e Letícia Cunha do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru. A ação foi realizada em parceria com a Professora de Ciências, Adicarla Poletto.

Durante todo o dia, os estudantes receberam as instruções e orientação sobre como montar e programar robôs utilizando kits Lego. Um dos desafios propostos era fazer com que o robô executasse algumas funções a partir de um aplicativo de celular. Em outra atividade, os alunos, através da construção do robô, puderam compreender seu sistema de transmissão de movimento, e fazer alteração a partir da modificação de engrenagens.

“Foi uma excelente experiência. Além de muito aprendizado, os alunos ficaram apaixonados e empolgados. Realmente a combinação perfeita para que o conhecimento e o desenvolvimento fluam com maior facilidade. A equipe do IFRO foi sensacional e queremos dar continuidade a esse projeto em outras escolas”, diz a docente.

Coordenador do projeto, o Professor Reginaldo acrescentou que é “muito gratificante levar nossos trabalhos para além dos muros da nossa escola. Os resultados obtidos na execução deste tipo de projeto nos deixa extremamente satisfeitos. Testemunhar a felicidade e entusiasmo dos alunos é recompensador. Saímos de lá com a sensação de missão cumprida e bem feita. Esperamos ansiosamente que esses talentosos alunos façam parte da nossa escola em breve, contribuindo ainda mais para nosso ambiente de aprendizado dinâmico”.

• jarulego1
  • jarulego10