Acadêmicos de medicina veterinária do Campus Jaru arrecadam e doam produtos a abrigos de animais

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 18h07 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 18h19 | Acessos: 662

Campus Jaru Doações 1

Alunos da 1° turma do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, arrecadaram e doaram produtos aos abrigos de animais da região dos municípios de Jaru, Ouro Preto do Oeste e Ariquemes. Para finalizar a atividade de arrecadação, foi realizada uma visita técnica na Fazenda São José, localizada no município de Theobroma a aproximadamente 20 Km de Jaru.

A visita técnica teve como objetivo, a princípio, premiar os alunos da turma que arrecadaram a maior quantidade de ração e produtos de limpeza nessa ação social desenvolvida desde o início do ano letivo. Além dos produtos, foram arrecadados R$ 2.638,50 direcionados ao Instituto Vitória dos Animais (IVA) de Jaru. A premiação com a visita técnica oportunizou o contato dos alunos com a realidade prática da área do curso.

A visita ocorreu no período da tarde do dia 27 de outubro, momento em que foi realizada uma caminhada com os discentes pelo espaço da fazenda, que contempla áreas de reflorestamento, plantio da cultura de milho, confinamento de bovinos (touros de reprodução e bezerros), e, ainda, foi possibilitado aos alunos assistirem à inseminação de aproximadamente 10 animais, com a apresentação de informações sobre o tema pelo Médico Veterinário Rafael Quaquio.Campus Jaru Doações 2

A caminhada foi guiada pelo Gerente do empreendimento, Moisés, que explicou sobre todo o funcionamento do local, assim como sanou diversas dúvidas sobre a sua área de trabalho. Ao final da tarde, os alunos foram reunidos e apresentados à servidora Vanúbia, que comentou sobre as atividades administrativas que envolvem a área de atuação da propriedade.

Para a acadêmica Angela Cristina Cassiano, a ação social foi muito importante, pois colaborou na manutenção da vida de animais que são resgatados e cuidados por institutos não governamentais, que necessitam de doações para continuar com suas tarefas. “É muito bom saber e ter a sensação que, de forma direta e indireta, conseguimos ajudar, e claro, principalmente somado com toda ajuda recebida da sociedade nesse período de arrecadação. Gratidão a todos que contribuíram, que somaram juntamente conosco para ajudar uma causa tão nobre”, comentou a discente.

Joice Aline e Micheli Salaroli, acadêmicas de Medicina Veterinária, também contribuíram de forma efetiva no planejamento da ação social. “Para mim foi de suma importância fazer parte dessa ação, pois vai muito além do que apenas arrecadar alimentos e produtos para doação em benefícios aos animais. O curso de Medicina Veterinária além de formar profissionais, ele forma cidadãos comprometidos com o bem-estar de todos ao seu redor”, destaca Joice.

registrado em: ,