Estudantes do Campus Jaru conquistam medalha e premiação em Olimpíada Nacional de Ciências 2022

Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2022, 13h04 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 13h04 | Acessos: 766

Jaru1Foram 33 alunos aprovados para a segunda fase, dois deles premiados com medalha de Prata e menção honrosa

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Jaru, foram premiados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2022. As provas foram realizadas na modalidade on-line e o resultado foi divulgado no mês de outubro, a solenidade de premiação acontecerá no dia 23 de novembro de 2022.

Somente no Campus Jaru foram 33 alunos aprovados para a segunda fase da Olimpíada. Na segunda fase, o estudante Filipe Ricardo da Silva Santos do 3º ano do Curso Técnico em Segurança do Trabalho ganhou a medalha de Prata. “Minha experiência na ONC 2022 foi inesperada e, ao mesmo tempo, incrível. Sou grato ao IFRO por me proporcionar mais essa oportunidade e gostaria de agradecer ao Professor Reginaldo Lima Gomes por me guiar e orientar durante essa trajetória. De fato, o resultado dessa olimpíada irá acrescentar muito para o meu futuro, trazendo grandes benefícios para a minha vida acadêmica e profissional”, diz Filipe.

João Pedro Gundim Guimarães, aluno do 3º ano do Curso Técnico em Alimentos, recebeu menção honrosa pela sua participação na Olimpíada. Com suas palavras, ele diz: “acredito que o IFRO em si já é uma estrada imensa que possui várias rotas cheias de grandes oportunidades, ele não apenas te guia como também transforma. Apenas a educação pode nos levar a ter outros olhares e enfim mudar a sociedade atual, o IFRO não muda quem você é, mas te mostra quem você pode ser e o que pode alcançar! Vou guardar tudo que aprendi e com toda certeza, sentirei falta de ser da instituição”.

Segundo o Professor de Física do campus, Reginaldo Lima Gomes, esta foi a 2ª participação dos estudantes, e representou um marco importante para a unidade, pois praticamente uma sala de aula inteira alcançou bons resultados. “Como professor, me sinto na obrigação de incentivá-los, porque percebo neles um potencial, que muitas vezes eles próprios não conseguem enxergar. A participação na primeira etapa foi algo que partiu de mim, mas o mérito do resultado foi exclusivo deles. Tivemos 33 alunos classificados para a segunda etapa, o que já é um resultado muito significativo. E agora, tivemos o prazer de ter um aluno medalhista de prata e uma menção honrosa. Acredito que isso servirá de incentivo para as próximas competições”, destacou.

O Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico, complementa: “a direção-geral parabeniza os estudantes e o professor pelo desempenho e dedicação na Olimpíada Brasileira de Ciências. Este resultado demonstra novamente a qualidade e a abrangência do ensino que é oferecido em nossa instituição, e o engajamento e a vontade constante de aprender de nossos alunos”.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é um evento técnico e científico organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI), que constitui um programa em conjunto da Associação Brasileira de Química (ABQ), do Departamento de História da Unicamp, do Instituto Butantan (IB), da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis por sua execução.

Os objetivos da ONC envolvem despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais. Além de aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

• Jaru1
  • Jaru2