Campus Jaru promove Abril Verde com debates sobre Segurança e Saúde no Trabalho

Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 12h31 | Última atualização em Quinta, 08 de Abril de 2021, 12h31 | Acessos: 1187

1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, está com inscrições abertas para o Abril Verde. No evento serão abordados temas relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho. Realizado de 8 a 27 de abril de 2021, em ambiente on-line, o evento este ano tem como tema: “Segurança do Trabalho na Pandemia: Narrativas e Ações para a Manutenção da Saúde no Município de Jaru/RO”.

O mês de abril foi escolhido em virtude de ser o dia 28 dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho. O público-alvo são alunos dos cursos do IFRO Campus Jaru, em especial do técnico integrado em Segurança do Trabalho, egressos dos cursos e a comunidade em geral.

Para a Coordenadora do evento, Aline Rosa Gomes, “o objetivo maior do evento é possibilitar um espaço para interação com profissionais que estão atuando no ambiente laboral durante a pandemia em diferentes áreas sensibilizando a população quanto à importância da prevenção de acidentes”.  Ainda segundo a Coordenadora, apoiar o Abril Verde é uma forma de conscientização: “é preciso discutir, se envolver, trocar experiências e debater para a prevenção à vida e um trabalho saudável e sem acidentes”.

Durante o mês de abril ocorrerão três palestras e uma roda de conversa com profissionais, os quais abordarão temas relacionados à sensibilização, conscientização e prevenção da saúde e segurança no trabalho. A palestra do dia 8 de abril, às 19 horas, será “Atuação da Justiça do Trabalho nos casos de meio ambiente do trabalho/Covid durante a pandemia”, com o Juiz da Vara do Trabalho Jaru/RO, Ricardo César Lima de Carvalho Sousa.

O segundo encontro, no dia 15 de abril, às 19 horas, terá a Roda de Conversa com os seguintes convidados do município de Jaru: o Professor do IFRO/Médico Veterinário Jorge Pedro Rodrigues Soares, a Engenheira em Segurança no Trabalho Elizangela Barbosa Coelho e a Enfermeira Emanoela Maria Rodrigues de Sousa, com relatos de experiência, incentivando o debate sobre “Ambiente do trabalho em tempos de pandemia”.

“A memória às vítimas de acidentes de trabalho” será a palestra da Psicóloga Natiely Souza Lima, no dia 22 de abril, às 19 horas. E para encerrar o evento, Mário Sobral Junior tratará de “A ergonomia no cotidiano do trabalhador”, em 27 de abril, também às 19 horas.

Segundo o Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico, esta temática é extremamente válida, seja por possuirmos o curso técnico em Segurança do Trabalho, assim com pelo momento pandêmico que vivemos, “possibilitar um espaço que englobe alunos, egressos e comunidade externa para discutir a segurança em nossos ambientes de trabalho é essencial neste momento, além de ser extremamente necessário para o desenvolvimento sustentável do setor comercial e industrial da região”.

As atividades ocorrerão semanalmente em sala do Google Meet com transmissão pelo canal do YouTube do Campus Jaru. As inscrições e certificações serão realizadas pela plataforma Even3 no link: https://www.even3.com.br/stabrilverdejaru2021/.

registrado em: ,