Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Calama realiza Seminário de Práticas Integradoras na próxima semana

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 17h37 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 17h37 | Acessos: 17260

Visita Catanorte 3Evento discute destinação de resíduos eletrônicos e revitalização da Praça do Contorno em Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, vai realizar nos dias 14, 16 e 17 de novembro o I Seminário de Práticas Integradoras, com o objetivo de socializar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos técnicos da modalidade integrado ao ensino médio durante o ano de 2023.

Entre os projetos a serem apresentados destacam-se a discussão sobre a destinação de resíduos eletrônicos e a revitalização de espaços como a Praça do Contorno no Conjunto Marechal Rondon. De acordo com a Professora Gedeli Ferrazzo, uma das organizadoras do evento, “a ação corresponde ao resultado da integração curricular proporcionada pelo novo Projeto Político Curricular que expressa a indissociabilidade entre ensino, política e extensão”.

São projetos relacionados com as problemáticas sociais e que destacam uma perspectiva de totalidade na formação e desempenho dos alunos, para que possam fazer as interconexões aliando conhecimento e prática. O Seminário terá abertura no dia 14, às 14 horas. Na sequência, iniciam-se as apresentações de trabalhos na sala da incubadora e no hall de entrada entre os blocos A e C.

A primeira turma a expor seus projetos será o 1º ano do Curso Técnico em Informática, na tarde do dia 14; no dia 16, de manhã e à tarde, serão as apresentações dos alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Curso Técnico em Eletrotécnica; no dia 17, pela manhã, apresentam-se os alunos dos 1ºs anos do Curso Técnico em Edificações e, à tarde, os alunos dos 1ºs anos do Curso Técnico em Química.

Destacam-se ainda entre os projetos: Percepções sobre os aspectos ambientais do lixo eletrônico na Escola de Ensino Fundamental e Médio: estudo e trabalho; Níveis de Informação que as pessoas do Bairro Aponiã têm sobre o lixo eletrônico; Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos; Conhecimento sobre e-lixo; Destinação dos resíduos eletrônicos do Campus Calama; Importância da conscientização para o descarte responsável dos resíduos eletrônicos; Importância da reciclagem do lixo eletrônico para Porto Velho; Dengue e fatores ambientais; Análise da Praça do Contorno; Revitalização da Praça do Contorno; Estudantes como agentes de transformação urbana; entre outras propostas e estudos.

Paralela às apresentações, será realizada uma oficina no miniauditório para preparação de repelentes naturais contra o mosquito da dengue, que será ministrada pela Professora Maria Odaíse Silva dos Santos. A oficina teve origem no trabalho desenvolvido pelos estudantes dos primeiros anos do Curso Técnico Integrado em Química. Ainda nessa proposta de integração curricular, a Professora Gedeli destaca a visita técnica que os alunos fizeram na última semana à Cooperativa de Catadores Recicláveis Catanorte, onde tomaram contato com as experiências de coleta e seleção de resíduos descartáveis.

Para a Pró-Reitora de Ensino do IFRO, Sheylla Chediak, “as práticas integradoras nos auxiliam a criar uma cultura escolar baseada na concretude da vida, a pensar nas práticas sociais e agir volitivamente sobre elas”. A docente diz que o currículo do Ensino Médio Integrado deve “prever componentes como esse, que integrem conhecimentos de várias áreas com vistas a formar indivíduos críticos, conscientes, engajados na transformação e construção de uma sociedade mais justa. Para isso, é preciso conhecer a dinâmica social na totalidade, de fato. E é isso que as Práticas Integradoras sugerem”, destaca.

Sheylla Chediak parabeniza os/as colegas “que estão apostando nas práticas integradoras, se empenhando para mudar nossa cultura escolar, marcada pela fragmentação e dualidade estrutural. Sem dúvida, é um enorme desafio. Mas é preciso sonhar, agir e persistir!”, define.

  • Visita_Catanorte
  • Visita_Catanorte_1
  • Visita_Catanorte_2
  • Visita_Catanorte_3
  • Visita_Catanorte_4
  • Visita_Técnica_alunos_na_Cooperativa_Catanorte
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.