Egressa do IFRO participa de XXI Encontro Nacional de Ensino de Química em Uberlândia (MG)

Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2023, 12h44 | Última atualização em Quinta, 06 de Abril de 2023, 12h44 | Acessos: 31758

Eneq 1Sue Kímberly de Jesus Silva, egressa do Curso Técnico de Química do Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), representou a sua antiga turma no XXI Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), ocorrido no início deste ano na cidade de Uberlândia (MG).

O ENEQ é o maior e mais importante evento promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBenQ). O ENEQ é um evento bienal, organizado pela comunidade de educadores químicos do Brasil. Este ano o evento teve como tema a Democratização do Ensino de Química: (des)caminhos das políticas públicas brasileiras.

De acordo com a professora de Química, Minelly Azevedo, “a temática do evento vai ao encontro das discussões sobre o movimento das políticas públicas brasileiras nos últimos anos, sobretudo, em tempos da necessária emergência da ciência para o enfrentamento ao obscurantismo e o negacionismo”, destaca.

No ENEQ, Sue Kímberly apresentou em post dois projetos: “Monitoria de aulas práticas de laboratório em tempo de pandemia: química analítica e fundamentos de química experimental” e “contribuições da monitoria na formação técnica: relatos de experiências na disciplina de química analítica, fundamentos de química experimental”.

Segundo ela, foi a primeira vez que esteve presente em um evento em nível nacional. “Estar integrada na comunidade científica e educacional me trouxe uma visão mais abrangente da educação. Fiz um workshop de metodologias ativas e aprendi que cada um tem uma forma de aprender, e nós como profissionais podemos melhorar essa forma de aprendizagem”, destaca a estudante que hoje cursa Licenciatura em Química na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Para ela, o IFRO foi “um divisor de águas no âmbito educacional e profissional. “Hoje sigo na área de Química, motivada a entrar na Educação. Sue também está cursando Farmácia no Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), sendo que quer atuar na Pesquisa e na Educação.

Segundo Sue, “todos deveriam valorizar cada oportunidade que os professores e a gestão oferecem, se interessar em desenvolver projetos para enriquecer não somente o currículo, mas adquirir conhecimentos e contribuir de alguma forma positiva na sociedade e na evolução da ciência”.

A Técnica em Assuntos Educacionais, Sônia Paracampos opina que “é muito gratificante vermos os estudantes aproveitando ao máximo as oportunidades que o IFRO oferece à sua formação. Todo o nosso esforço, enquanto equipe do ensino é para fazê-los ir além de uma educação meramente técnica. E quando eles brilham, é a recompensa do nosso trabalho, sinaliza que estamos na direção certa”.

• Encontro_Nacional_de_Ensino_de_Química
  • Eneq