Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia de valorização do estudante movimenta comunidade acadêmica em Cacoal

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2017, 18h28 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 18h33 | Acessos: 2926

Interatividade também aconteceu através de recados afixados em um mural

Os dias que antecederam a última quarta-feira (13) foram de muita expectativa e preparativos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal. Tudo porque estava chegando o dia marcado para o fechamento do Projeto de Valorização do Estudante, atividade promovida pela Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) e que realiza uma gincana entre os alunos com atividades sociais, de lazer e condecorações.

Na edição de 2017 a programação ocorreu com apresentações culturais, entrega de certificados e medalhas de Mérito Estudantil, sorteio de brindes, bingo e desfile para escolha da Miss e Mister Estudantil do Campus. Os alunos Marina Dias, do segundo ano de Agroecologia e Marlon Santos, do terceiro ano de Agroecologia foram os eleitos do concurso.

Marina contou que a experiência de ganhar concursos como este não é nova, pois ela já foi Miss Teen Cacoal e Miss Teen Rondônia. O concurso do IFRO, no entanto, teve um valor diferente para ela. “Aqui o concurso não valorizava necessariamente a beleza. Outros quesitos mais importantes, como simpatia, carisma e criatividade foram avaliados. Acho que esse último critério foi o que me ajudou bastante”, opinou a aluna.

Para além do concurso, Marina disse que a gincana como um todo foi muito útil para a escola. “Tive a impressão de que as turmas se uniram mais e que houve certa rivalidade com as demais nas tarefas, mas que isso acabou por ali. No fim estávamos todos nos divertindo e aproveitando a companhia uns dos outros”, contou.

A opinião é parecida com a da aluna Sthefany Chrystiny. Ela também elogiou muito a ação da CAED e o envolvimento dos alunos. “Acho que a interação é o ponto alto. A maioria se envolve, de alguma maneira, e isso nos aproxima. Além disso, o desfile é bem divertido e serve como incentivo para que a gente cuide mais desse aspecto da vida também. A nossa imagem é muito importante, inclusive para quando formos profissionais do mercado”, ponderou.

Lições práticas

Para Marlon, o novo Mister Estudantil do campus, o Dia de Valorização do Estudante trouxe muitos aprendizados e eles começaram bem antes das apresentações. “A primeira coisa que aprendi é não fazer conceitos prévios. Às vezes a gente se deixa levar pelas situações e isso impede a gente de perceber coisas super legais. Por exemplo, eu descobri muitos talentos na escola, mas que às vezes a gente desconhece por esses preconceitos que existem”, apontou.

Ele disse ainda que revigorou para si o conceito de que não há limites para aquilo que se busca, exceto os que você mesmo coloca. “Estou na terceira fase do Jovens Embaixadores* e muito ansioso com isso, assim como estava nervoso e ansioso com o desfile. Não entrei no desfile com a intenção de vencer, mas apenas de participar e representar a minha turma. Venci pela criatividade e carisma, eu creio, e por controlar esse nervosismo. Uma prévia do que posso fazer neste projeto que é muito importante para mim”, receitou Marlon.

Coordenadora da CAED, a professora Ingrid Menezes comemorou a execução de mais uma edição do projeto e o envolvimento da comunidade acadêmica do IFRO com a atividade. “Tanto os servidores quanto os alunos se envolveram e isso nos deixa muito felizes. Esse projeto é muito proveitoso, porque os nossos alunos têm uma carga acadêmica diferenciada e são muitos exigidos. É extremamente pertinente, diante desse cenário, ter um dia para descontração sem perder de vista a formação integral e abrangente dos nossos estudantes”, explicou.

* O programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas. O programa é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Ele pode incrementar o currículo de alunos como Marlon, que pretende cursar Relações Internacionais.

  • Casais_que_participaram_do_concurso_de_Miss_e_Mister
  • Interatividade_também_aconteceu_através_de_recados_afixados_em_um_mural
  • Marlon_e_Marina_casal_eleito_Miss_e_Mister_2017
  • Parte_da_turma_do_2_ano_de_Agroecologia
  • Torcida_estava_animada_e_tinha_seus_favoritos
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.