Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Campus

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 11h18 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2020, 12h16 | Acessos: 10890

2017 04 20

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2009.

Com sede localizada na Rodovia BR 364, Km 228, Lote 2A, inaugurado em 2009, o  campus  possui atualmente 131 profissionais, sendo 67 docentes e 56 técnicos administrativos e quase 2 mil e 600 alunos matriculados em cinco cursos técnicos, quatro cursos de graduação, um curso de pós-graduação e três outros cursos ofertados pelo campus tanto na modalidade presencial quanto Ead.

Campus Cacoal situa-se na Zona Rural, contando com estrutura moderna, o  campus  executa ações de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

O  Campus Cacoal tem perfil agrícola e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Informática, Agropecuária, Agroecologia); superior (Matemática, Agronegócio, Zootecnia e Geografia) e Pós-Graduação Latu Sensu em Ensino de Ciências e Matemática.

Campus Cacoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) surgiu ante a realidade de que o município — em vista de sua posição estratégica no eixo da BR 364 — necessitava de uma instituição educacional que oferecesse cursos de tecnologia, licenciatura e outros. A instalação do campus viabilizou-se pela doação da Escola Agrícola Municipal de Ensino Fundamental Auta Raupp ao IFRO, efetivada pela Lei Municipal nº 2.449, de 21 de maio de 2009, e abrange toda a área de ocupação da Escola Auta Raupp, composta por um lote de 50 hectares.

Inaugurada em 1997 a Escola Auta Raupp passou a oferecer as séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A partir do convênio assinado entre o IFRO e a Prefeitura Municipal de Cacoal em 2009, a escola passou a funcionar em fase de progressiva extinção enquanto se estruturava o Núcleo Avançado de Cacoal, como extensão do Campus Ji-Paraná. Essa política foi fundamental para atender à demanda de interesses e necessidades de Cacoal e ao mesmo tempo viabilizar a expansão do Instituto Federal de Rondônia..

Em 1º de fevereiro de 2010, o Núcleo foi transformado em Campus Avançado, ainda como extensão do Campus Ji-Paraná e com a previsão de oferta do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. A partir de 2012, o Campus Avançado tornou-se Campus Cacoal e passou a intensificar sua busca por uma política pedagógica que atendesse as necessidades da comunidade. Essa aproximação se tornou ainda mais estreita em 2014, quando o IFRO realizou audiência pública para apresentar um relatório de pesquisa com os cursos que seriam prioridade em futuras implementações oferecidas pelo campus.

Deste encontro formalizou-se a oferta da Licenciatura em Matemática, que teve início no segundo semestre de 2014. Além disso, no mesmo ano os servidores do campus empenharam-se na confecção do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que formou suas primeiras turmas em 2015. No ano seguinte, o Campus Cacoal iniciou o Curso Técnico em informática, também na modalidade integrada ao Ensino Médio e o curso Tecnólogo em Agronegócio. Em 2017, foram matriculados os primeiros alunos do Bacharel em Zootecnia, assim como em 2019 os primeiros do curso de Geografia.

Além destas atividades, o Campus Cacoal também oferta à comunidade cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD), cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e pós-graduação lato sensu.

Confira os projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia –  Campus Cacoal.  

Projetos - Clique para baixar:

pdf baixar 0

Baixe o Organograma em PDF: Clique Aqui!.

1 Da Direção-Geral (DG) - Davys Sleman de Negreiros (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

    1.1 Da Chefia De Gabinete (CGAB) - Diego Matias Pinheiro (Assistente em Administração)

    1.2 Da Coordenação de Comunicação e Eventos (CCOM) – Afonso Felipe Galdino Leite Romagna (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

    1.3 Da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) - Cristiano Damião Da Silva (Assistente de Aluno)

    1.4 Da Coordenação de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTI) - Alisson Ferreira Silva (Técnico em Tecnologia da Informação)

    1.5 Da Diretoria de Ensino (DE) – Rodolfo Gustavo Teixeira Ribas (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

          1.5.1 Da Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) - Ingrid Letícia Menezes Barbosa (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

          1.5.2 Da Coordenação de Biblioteca (CBIB) - Fernanda de Oliveira Freitas Cavalcante (Bibliotecária)

          1.5.3 Da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) - Renato Gomes Lima (Auxiliar em Administração)

          1.5.4 Do Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) - Michelle Ayres Abreu (Tradutora e Intérprete de Linguagem de Sinais)

          1.5.5 Do Departamento de Apoio ao Ensino (DAPE) – Leandro Júnior Pereira  (Técnico em Assuntos Educacionais)

     1.5.5.1 Das Coordenações de Cursos

              1.5.5.1.1 Agroecologia – José de Anchieta Almeida da Silva (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

              1.5.5.1.2 Agropecuária – Leonardo dos Santos França Schockness (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

              1.5.5.1.3 Informática - Eduardo Lucas Jorge Serapião (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

              1.5.5.1.4 Matemática - Jorge Da Silva Werneck (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

               1.5.5.1.5 Agronegócio - Joel Martins Braga Júnior (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)
               1.5.5.1.6 Geografia – Tiago Roberto Silva Santos (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

              1.5.5.1.7 Zootecnia – Isis Lazzarini Foroni (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

     1.5.5.2 Dos Laboratórios

             1.5.5.2.2 Laboratório de Química - Aline Gomes Lopes (Técnico em Laboratório/Química)

             1.5.5.2.3 Laboratório de Biologia - Gilvane Lima Sobrinha Gomes  (Técnico em Laboratório/Biologia)

             1.5.5.2.4 Laboratório de Solos - Bruno Henrique Silva Rodrigues (Técnico em Laboratório/Química)

             1.5.5.2.5 Laboratório de Informática - Rodrigo Avelino Araujo (Técnico em Laboratório/Informática)

     1.6 Do Departamento de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (DIEPE) - Messias Jose dos Santos Silva (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

     1.7 Do Departamento de Extensão (DEPEX) - Agatha Christie de Souza Zemke (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

            1.7.1 Da Coordenação de Formação Inicial e Continuada (CFIC) - Lilian Catiuscia Eifler Firme da Silva (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

            1.7.2 Da Coordenação de Integração Escola, Empresa e Comunidade (CIEEC) - Marcilei Serafim Germano (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

            1.7.3 Centro de Idiomas - Shelly Braum (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

            1.8 Do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP) - Rafael Carlos Bispo (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

              1.8.1 Da Coordenação de Pesquisa e Inovação (CPI) - Marco Aurelio Nunes de Barros (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

              1.8.2 Da Coordenação de Pós-Graduação (CPOSG) - Antônio Ferreira Neto (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

              1.8.3 Do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) - Eslei Justiniano dos Reis (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

  1.9 Da Diretoria de Planejamento e Administração (DPLAD) - Edmilson Maria De Brito (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

      1.9.1 Da Coordenação de Compras e Licitações (CCL) - Gilmar Antonio Lucas Chapuis (Administrador)

      1.9.2 Da Coordenação de Gestão de Contratos e Convênios (CCONV) - Fernando Genovil Pereira Tavares (Tecnólogo em Processos Gerenciais)

      1.9.3 Da Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado (CPALM) - Paulo Gesse dos Santos Bruno (Auxiliar em Administração)

      1.9.4 Da Coordenação de Orçamento e Finanças (COFIN) - Rafael de Oliveira Gomes Silva (Assistente em Administração)

      1.9.5 Da Coordenação de Serviços Gerais (CSG) - Fagner Souza Teixeira (Téc. Em Contabilidade)

     1.9.6 Da Contadoria - Priscila Tavares Neckel (Contadora)

Campus Cacoal conta com 17 salas de aula; 04 câmaras Frigoríficas; 03 Laboratorios de Informática; 01 Laboratório de Manutencao de Computadores; 01 Laboratório de Química, Fisica e Matemática, Biologia, Solos, Laboratório de Qualidade de Café; 01 Análise Fisica de Café; 01 Análise Sensorial de Café; 01 Laboratório de Microtorrefacao de café; 01 Laboratório de Beneficiamento de Café (lavador, despolpado e secador de café); 01 curral.

Veja imagens do Campus Cacoal:

  • Campus_Cacoal1
  • Campus_Cacoal16
  • Campus_Cacoal17
  • Campus_Cacoal18
  • Campus_Cacoal19
  • Campus_Cacoal2
  • Campus_Cacoal20
  • Campus_Cacoal21
  • Campus_Cacoal23
  • Campus_Cacoal24
  • Campus_Cacoal25
  • Campus_Cacoal3
  • Campus_Cacoal4
  • Campus_Cacoal5
  • Campus_Cacoal6

Nome do IF/Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Cacoal

icon perfilPerfil do campus: Agrícola

localização iconEndereço: Rodovia BR 364, Km 228, Lote 2A - Zona Rural, Cacoal - RO, 76960-970

telefone iconTelefone: 69 3443-2445

email 14410E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Funcionamento: Segunda a Sexta das 7 às 22h30 

Confira a lista de contatos do Campus no link abaixo:

Cacoal

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.