Campus Cacoal sedia Encontro das Licenciaturas, Seminário PIBID e Residência Pedagógica

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 18h30 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 18h33 | Acessos: 37873

ENLIC I

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, sediou nos dias 13 e 14 dezembro, o I Encontro das Licenciaturas do IFRO (ENLIC), Seminário PIBID e Residência Pedagógica. O evento teve como objetivo principal a apresentação e divulgação dos resultados dos subprojetos dos programas PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica, ambos realizados por adesão do IFRO aos programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), funcionando como um ambiente de partilha e troca de conhecimentos entre os cursos de licenciatura da instituição.

O ENLIC oportunizou, principalmente, um espaço para a reflexão e a articulação entre teoria e prática, necessários à formação dos docentes, visando elevar a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciaturas, bem como a partilha de experiências que podem ser replicadas objetivando fortalecer o campo da prática docente.

O evento contou mesas redondas onde foram apresentados os resultados dos subprojetos desenvolvidos nas escolas durante o ano de 2019. As mesas também discutiram os seguintes temas: “A formação de professores: uma análise da conjuntura do PIBID e Residência Pedagógica no IFRO”; “PIBID e Residência Pedagógica: a formação inicial e seus resultados”; e PIBID e Residência Pedagógica: a prática no ambiente escolar. A programação contemplou ainda a exposição de relatos de experiências dos alunos participantes nos programas, apresentação e avaliação de banners dos subprojetos dos programas e exposição de materiais didáticos.

De acordo com o Pró-reitor de Ensino, professor Edslei Rodrigues de Almeida, o evento e os programas desenvolvidos “fortalecem, ampliam e consolidam a relação entre o IFRO e a comunidade, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulam o protagonismo das redes de ensino na formação de professores”.

Os professores Antônio Ferreira Neto e Claudemir Miranda Barbosa, organizadores do evento no Campus Cacoal, destacam a importância do evento no sentido de “refletir sobre a formação de professores no âmbito do IFRO, bem como do potencial de reduzir índices de evasão, garantindo a permanência do aluno no período regular de integralização do curso”.

Os Coordenadores Institucionais no IFRO, Clever Reis Stein (PIBID) e Edilberto Fernandes Syryczyk (Residência Pedagógica), apontam a relevância dos programas e a importância de defender a bandeira da formação docente na Instituição. “Parabenizamos os “Pibidianos” e “Residentes” por estarem bastante motivados e apresentarem resultados consistentes nos projetos desenvolvidos nas escolas, buscando compreender o processo de ensino aprendizagem nessa coadunação entre teoria e prática”, destacam.

A Diretora de Desenvolvimento de Ensino do IFRO, Elizangélica Fernandes da Silva, reforça a relevância Institucional que esses programas representam para o IFRO. “Destaco também a importância da permanência dos mesmos para o desenvolvimento da Política Nacional de Formação de Professores”, diz reforçando: “Queremos nossa licenciatura forte. Queremos elevar as experiências de formação inicial de nossos alunos das licenciaturas”.

• ENLIC_6
  • ENLIC_7