Campus Cacoal realiza Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional

Publicado: Terça, 30 de Abril de 2024, 13h24 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2024, 14h14 | Acessos: 142

professores profaValeria mestrandos

No dia 15 de março, foi realizada no auditório do Campus Cacoal do Instittuto Federal de  Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), a Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO). Participaram cerca de 70 pessoas, entre mestrandos da 1ª turma, docentes da unidade local e de outros campi que atuam no PROFGEO, alunos do curso de Licenciatura em Geografia e integrantes da mesa diretiva.

Participaram da mesa o Reitor do IFRO, Moisés Rosa, o Diretor-Geral do Campus Cacoal, Adilson Miranda, a Chefe do Departamento de Pesquisa do Campus Cacoal, Aline Gomes, o  Coordenador do PROFGEO/IFRO, Rafael Bispo, e o Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR, Josué da Costa Silva.

Também estiveram no evento a servidora Michele Noe representando a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e a Professora Maria das Graças Silva Nascimento Silva, docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR.

A aula inaugural com o tema "Os desafios para a construção de uma educação escolar inclusiva e antirracista", foi ministrada pela Profa. Dra. Valeria de Marcos, docente do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.

Segundo Michele Noe, o PROFGEO é o terceiro curso stricto sensu ofertado pelo IFRO. “É um marco importante, pois expande a oferta do mestrado para o interior do estado. É um curso direcionado para formação de professores da área de geografia e oportuniza a verticalização dos cursos da unidade que já oferta a Licenciatura em Geografia. Parabenizamos o campus e todos os professores que trabalharam na proposta pela implantação, desejamos muito sucesso ao curso”, disse.

Para Rafael Bispo, Coordenador do PROFGEO no Campus Cacoal,  o evento foi um momento histórico para a Educação e o Ensino de Geografia do interior de Rondônia. “A chegada do PROFGEO representa um marco significativo para a comunidade acadêmica do interior do estado de Rondônia, tendo em vista que a formação de professores é uma demanda premente, especialmente em áreas como a Geografia. Ele não só oferece uma oportunidade única para que o IFRO possa capacitar profissionais dedicados ao ensino da Geografia, mas também atua como um agente catalisador para o desenvolvimento educacional e social do interior”, comentou Rafael, que dos dias 25 a 27 de abril participou do do I Encontro Nacional do PROFGEO, realizado na UFSM Silveira Martins.

Antonimar Silva Freitas é mestrando do PROFGEO, ele comenta que fazer parte da primeira turma é uma honra “para nós enquanto discentes e profissionais é, sem dúvidas, um desafio muito grande. Ser pioneiro neste Programa implica assumir responsabilidades extras, enfrentar incertezas, moldar o curso e superar os obstáculos iniciais. Certamente, aquele dia quinze de março de 2024 ficará marcado em nossas vidas e na história da comunidade acadêmica do Campus Cacoal, muito além de recebermos as boas-vindas dos nossos professores e da reitoria, poder vislumbrar a aula da Profª. Drª Valéria de Marcos com seu belíssimo trabalho na educação quilombola no estado de São Paulo, baliza o início de uma trajetória e um momento ímpar. Saber que cheguei até aqui, e mesmo hoje residindo em Mato Grosso, poder voltar às minhas raízes rondonienses como discente do IFRO é muito gratificante”.

Mais informações sobre o PROFGEO podem ser encontradas em: https://portal.ifro.edu.br/cacoal/cursos/14294-mestrado-geografia-rede-nacional

• PROFGEO_1
  • PROFGEO_3