Campus Cacoal realiza Projeto Famílias Fortes em assentamento no interior do estado

Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2022, 10h15 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 10h15 | Acessos: 63708

Famílias Fortes CacoalO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, por meio do Departamento de Extensão (Depex), está executando projeto vinculado ao Programa Famílias Fortes, adaptado para o Brasil a partir do Strengthening Families Programme da Oxford Brookes University.

O projeto desenvolve “uma metodologia de prevenção ao uso de álcool e outras drogas por meio do fortalecimento dos vínculos familiares para famílias com crianças e adolescentes de 10 a 14 anos”. O público-alvo envolve famílias do meio rural, prioritariamente as que são beneficiárias do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e localizadas em assentamentos, indicadas pelo Governo do Estado de Rondônia, e do meio urbano, localizadas em bairros periféricos.

A ação fundamental é a realização de um ciclo de oficinas, em duas turmas, com 14 famílias por turma, para debater temas predeterminados, melhorar o relacionamento interpessoal e familiar, além de afastar os comportamentos de risco entre a comunidade adolescente.

Os temas, divididos em sete oficinas de integração entre pais e filhos, debatem: as metas e sonhos dos jovens; as regras e valores da casa, sua valorização, bem como as consequências entre segui-las ou não; a atitude nos relacionamentos; o fortalecimento da comunicação e da solidariedade familiar; e como se posicionar diante de situações de risco.

O Campus Cacoal está responsável pelo núcleo da Comunidade Flor da Selva, no município de Parecis, a 97 km do campus do IFRO no município de Cacoal. O Flor da Selva é um Projeto de Assentamento do Governo Estadual, atendendo 200 famílias que, por meio de financiamento rural, puderam ter acesso a um pedaço de terra para viver. As propriedades ainda estão em fase inicial de ocupação, sendo que, neste momento, a maioria não conta nem com estrada ou energia elétrica. Tanto a Secretaria de Agricultura estadual quanto a empresa Plantec tem dado suporte às famílias.

A Professora do Campus Cacoal e articuladora do projeto, Shelly Braum, descreve a sua expectativa após um primeiro contato com os responsáveis pelo assentamento. “A comunidade tem se mostrado colaborativa para este projeto, pois entende que este tema é de grande relevância para todos, e eu, como articuladora, fico feliz em estar à frente disto, poder conhecê-los e proporcionar melhorias para a comunidade. Este projeto tem grande potencial de sucesso não apenas em curto prazo para resolver os problemas da adolescência, como também a médio e longo prazo, já que quem aprende a se relacionar bem com a família leva isso para onde for pelo resto da vida. Ouso dizer que, tendo sucesso o projeto e fazendo mais edições para atender mais famílias, o êxodo das famílias e principalmente dos filhos destas propriedades será menor”, conclui a docente.