Projeto de Iniciação Tecnológica cria HQ Agentes da Inovação

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 13h08 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 13h15 | Acessos: 109433

HQ ZN 5Um produto técnico-tecnológico do Mestrado PROFNIT (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, está sendo finalizado. A história em quadrinho “HQ Agentes da Inovação” é desenvolvida por meio do Edital de Inovação 9/2022 – Edital de Seleção de Novos Projetos de Iniciação Tecnológica (Ciclo 2022-2023) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO). Na equipe participam um discente do Curso Técnico Concomitante em Administração, uma acadêmica do CST (Curso Superior de Tecnologia) em Gestão Pública, um discente e uma professora do PROFNIT.

Guilherme Tadaki Tazo Gaspar é mestrando do PROFNIT e Professor de Administração do Campus Porto Velho Zona Norte. Ele explica que o objetivo do projeto é desenvolver um material didático, em formato de HQ, que possa contribuir para o ensino inicial da temática da inovação e da propriedade intelectual (PI), de uma forma lúdica, divertida e atrativa para os jovens da EPT (Educação Profissional e Tecnológica), do ensino médio e da comunidade externa, com uma linguagem apropriada e um roteiro cheio de surpresas.

Na avaliação do Coordenador local do Mestrado (PROFNIT/IFRO), Márcio Miranda, “é muito legal ver os frutos dos trabalhos do PROFNIT, que hoje está em sua quarta turma, e tem atraído cada vez mais os olhares de estudantes para essa temática. E ver alunos de curso técnico e superior tendo contato com esses assuntos e materiais é um trampolim para promovermos a PI no IFRO e na Região Norte”.

Ofertada em todas as regiões do país, pela Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), em associação com Instituições de Ensino Superior, a pós-graduação stricto sensu é dedicada ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais e outros.

Projeto

O projeto está em desenvolvimento desde o mês de setembro de 2022, e conta com os seguintes membros: Editor/Roteirista e Coordenador do projeto: Guilherme Tadaki Tazo Gaspar; Revisão Técnica: Alecsandra Oliveira de Souza (Professora Orientadora PROFNIT/Professora EBTT – Química/Campus Porto Velho Calama); Ilustrador: Paulo Ricardo Aguiar de Arruda (Discente do Técnico em Administração Concomitante ao Ensino Médio/Campus Porto Velho Zona Norte); e Revisão Textual: Karen Camilly Almeida de Matos (Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública/Campus Porto Velho Zona Norte).

No mês de março foi disponibilizada uma prévia da HQ no Instagram @hqagentesdainovacao, e agora no mês de abril será disponibilizada a versão completa da história. Além disso, o IFRO irá realizar a solicitação do registro do Desenho Industrial dos personagens ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Karen Camilly diz que com a sua participação aprendeu sobre Propriedade Intelectual. “Até eu participar do projeto eu nunca tinha ouvido falar de PI. A experiência tem sido simplesmente incrível, aprendi muito, e dividi conhecimentos, tive liberdade de ser criativa. E é ainda mais empolgante saber que estou fazendo parte de um projeto que vai ensinar e inspirar outros estudantes a fazerem o mesmo”, resume.

“Além disso, é muito importante destacar essa metodologia de ensino, que mostra que é possível ensinar de forma precisa e divertida, que instigue e desperte o interesse e a criatividade de pessoas de todas as idades”, completa a aluna falando sobre a metodologia que utiliza as histórias em quadrinhos de forma educativa.

Já Paulo Ricardo diz ter aprendido “que a proteção da propriedade intelectual é algo de suma importância, uma vez que se demanda grande quantidade e esforço para surgir e criar ideias e inovar alguma coisa. A participação no projeto foi peculiar, características pessoais foram implementadas, os horizontes foram ampliados e produtos de bastante esforço foram criados. Gostaria de destacar também o suporte do instituto em si, em relação a criação de oportunidades de projetos como este, com certeza levarei estes conhecimentos e experiências para a vida como um todo”.

A Professora Orientadora, Alecsandra Oliveira, explica que “o projeto da HQ Agentes da Inovação é uma ferramenta que busca aproximar o público jovem da linguagem de inovação tecnológica tão necessária no cenário atual. O seu conteúdo investigativo com elementos locais é uma forma de mostrar ao público-alvo que ele faz parte da mudança que esperamos para o futuro”.

O Mestrando e Coordenador do Projeto, Guilherme Tadaki, avalia que é muito gratificante ver o material tomando forma. “A ideia surgiu lá em 2021, quando ingressei no PROFNIT, e desde então venho trabalhando para que ela [a HQ] pudesse sair do papel. Estamos com expectativas para sua conclusão e apresentação do material na defesa do mestrado. Além disso, conseguimos ver na prática o processo de verticalização do ensino no IFRO, com a participação de alunos de todos os níveis de ensino nesse projeto”.

“E temos como perspectivas futuras novas edições da HQ, essa foi uma edição bem introdutória e geral, mas já estamos pensando em uma segunda edição para falar sobre marcas, depois desenho industrial e por aí vai. O nosso desejo é despertar a curiosidade dos jovens sobre essa temática, e quem sabe futuramente fazer esses quadrinhos ganharem vida em uma animação, como acontece nas plataformas de streaming”, finaliza Guilherme.

• HQ-ZN_1
  • HQ-ZN_2