Campus Porto Velho Zona Norte inicia nova fase do Projeto Famílias Fortes

Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2022, 10h20 | Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2022, 10h20 | Acessos: 89842

Familias Fortes no Zona NorteO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, inicia nova fase no Projeto Famílias Fortes. O projeto já atendeu moradores do Bairro Ronaldo Aragão, com oficinas desenvolvidas nos espaços físicos do Centro Espírita Eurípedes da Cunha. Atualmente foi iniciado o atendimento à comunidade do Bairro Orgulho do Madeira, e as oficinas são realizadas nas dependências do próprio campus. Os participantes terão condições de visitar departamentos e demais estruturas, estimulando que jovens e adultos conheçam a instituição e sejam futuros alunos regulares.

O projeto conta com a colaboração de estudantes do curso de Pedagogia que foram selecionados por meio de edital. No Ronaldo Aragão, as oficinas ocorreram aos sábados (sete encontros). Dentre os cinco facilitadores, o projeto conta com a colaboração de uma cuidadora de crianças, porque os pais precisam estar na sala de aula se dedicando às atividades, enquanto os filhos de até nove anos de idade ficam aos cuidados de uma cuidadora/facilitadora.

O Projeto de Extensão Técnica é composto de práticas formativas dentro de Oficinas de Integração, que visam melhorar as inter-relações dos membros das famílias a serem atendidas a partir do fortalecimento dos vínculos familiares e da construção de projetos de vida edificadores. O Departamento de Extensão (Depex/IFRO/Zona Norte) faz acompanhamento de todas as ações que são executadas no projeto.

Segundo a Professora Marialva de Souza Silva, “o Programa Famílias Fortes é importante para superar as problemáticas de relacionamento entre os membros familiares e quanto aos riscos e oportunidades na vida. O Programa tem triplo impacto: auxilia no fortalecimento dos vínculos familiares, previne comportamentos pessoais sob influência de motivações sociais e orienta para a construção de projetos de vida”.