Campus Porto Velho Zona Norte desenvolve curso para catadores e comunidade em projeto de Gerenciamento de Resíduos Domésticos

Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 12h51 | Última atualização em Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 12h51 | Acessos: 204161

Montagem de composteirasUm projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizará cinco workshops (oficinas de trabalho) de gerenciamento de resíduos domésticos, triagem de recicláveis e não recicláveis em cooperativas, coleta seletiva do lixo residencial, fabricação de composteiras domésticas com baldes plásticos (reuso). O público principal são catadores cooperados da Catanorte e associações e cooperativas indicadas.

A iniciativa ocorre depois da realização do Projeto de Ensino “Gerenciamento de Resíduos Domésticos”, que ocorreu no segundo semestre de 2020 com os alunos do IFRO Porto Velho Zona Norte. O projeto de ensino foi aprovado através do Edital 17/2020 – DE/CGAB-IFRO-PVZN. Agora será ampliada a oferta de capacitação para os catadores de materiais recicláveis de Porto Velho e Rondônia, por meio do projeto de extensão que está institucionalizado pelo Edital 18/2020 – DEPEX-CGAB-IFRO/PVZN.

Os encontros serão de fevereiro a março de 2021 no formato on-line, visando ampliar a difusão da tecnologia social de compostagem como geradora de sustentabilidade e renda para as cooperativas de catadores de Rondônia.

O projeto é organizado junto à equipe do Núcleo de Ações Sustentáveis/NAS (antigo NETTCAS), mais a Padawam Soluções Ambientais, a Cooperativa de Materiais Recicláveis (Catanorte) e as demais cooperativas inscritas que pretendem montar sua própria linha de produção de composteiras domésticas para uso de seus cooperados e/ou venda aos consumidores.

O primeiro encontro ocorre nesta quinta-feira, às 14 horas, com a “Conversa sobre a importância da compostagem e sobre a fabricação das composteiras”. As aulas continuam a ocorrer nas próximas quintas, abordando a fabricação da composteira doméstica e depois sobre o processo de compostagem.

As inscrições são abertas a estudantes e servidores do IFRO e de outras instituições, bem como ao público em geral. Mais informações clicando AQUI.