Campus Vilhena celebra parceria com Sicoob e prefeitura para produzir EPIs para profissionais de saúde

Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020, 19h12 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 19h00 | Acessos: 119181

Campus Vilhena Parceria 6 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a Cooperativa de Crédito SICOOB Credisul firmaram convênio que objetiva a confecção de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde de Vilhena e região. A oficialização ocorreu no dia 03 de abril, e também prevê outros produtos que serão utilizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento a pessoas com problemas respiratórios, como é o caso da COVID-19.

Através da parceria, o SICOOB fará a aquisição de equipamentos e insumos para que professores e estudantes do IFRO Campus Vilhena possam desenvolver e confeccionar, através da impressora 3D, materiais como o Kit Clamp para tubo orotraqueal, êmbolo e também máscaras de acetato (Face shields).

Todos os equipamentos visam à proteção do profissional de saúde, uma vez que minimizam os riscos de contaminação pelo novo Coronavírus. Aproximadamente R$ 14 mil serão destinados ao projeto, que conta com a orientação técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

O professor do IFRO, Roberto Simplício, é um dos responsáveis pela ação. Ele comentou que algumas peças já possuem modelos disponíveis, porém ressaltou que “algumas serão totalmente modeladas pelos participantes do projeto, a partir das orientações de profissionais do Hospital Regional de Vilhena, atendendo além da segurança, o conforto e a ergonomia de tudo o que for produzido”.

O Diretor-Geral do Campus Vilhena, Aremilson Oliveira, falou sobre a importância das parcerias público-privadas: “nosso objetivo é fazer com que as instituições tanto públicas quanto privadas não se curvem perante a pandemia, dando um retorno à sociedade a partir do desenvolvimento de projetos e ações desta natureza”.

• Campus_Vilhena_-_Parceria_1
  • Campus_Vilhena_-_Parceria_2