Campus Vilhena sedia 4ª edição da Semana da Licenciatura em Matemática

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 16h45 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2023, 17h39 | Acessos: 32049

Campus Vilhena Semana Licenciatura em Matemática 7

Entre os dias 01 e 06 de setembro, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) -  Campus Vilhena realizou a IV Semana da Licenciatura em Matemática, evento que envolveu estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, da Licenciatura em Matemática e da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, além de professores e convidados. Com o tema “Explorando Metodologias Matemáticas e Aplicando na Vida Real”, o evento contou com oficinas, palestras, mesas redondas, gincana matemática e outras atividades.

A Gincana Matemática, realizada em forma de competição entre os estudantes dos cursos técnicos integrados do Campus Vilhena e as Escolas convidadas, EEFM Álvares de Azevedo e Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM), apresentou aos participantes uma forma lúdica de ver e pensar matemática, através de provas baseadas em geometria, álgebra, lógica e outros ramos do conhecimento na área da matemática.

Segundo os professor Luiz Claudio da Silva, presidente da comissão organizadora do evento, “a SELIMAT é um evento anual científico e cultural promovido pelo Campus Vilhena, envolvendo principalmente alunos e professores do Curso de Licenciatura em Matemática, tendo sua primeira edição realizada no ano de 2017. Para o ano de 2023, em sua quarta edição, o evento tem como objetivo promover discussões relacionadas às atuais demandas formativas e profissionais dos atuantes das áreas de ensino e pesquisa em Matemática. Este evento se propôs a discutir as transformações metodológicas do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, a partir da possibilidade de aperfeiçoar os modos de pensar, ensinar e aprender por parte dos professores e estudantes, aplicados à vida real”.

"A educação matemática e a formação para a cidadania crítica" foi o tema escolhido para a conferência de abertura, ministrada pela convidada Prof.ª Dr.ª Marta Maria Pontin Darsie, Coordenadora-Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC.

• Campus_Vilhena_-_Semana_Licenciatura_em_Matemática_1
  • Campus_Vilhena_-_Semana_Licenciatura_em_Matemática_10