Programa PIBID do Campus Vilhena realiza aprimoramento no ensino de matemática em escolas estaduais

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 14h38 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 14h38 | Acessos: 79501

Campus Vilhena PIBID nas escolas 2

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena está marcando uma importante revolução no ensino de matemática na região. Um grupo de 24 acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática se empenha em aprimorar a experiência educacional nas escolas parceiras. As ações são coordenadas pelo professor Marcos Pinheiro Matos, com a colaboração do professor Luiz Claudio da Silva.

Uma das escolas que recebe as atividades é a Machado de Assis. Lá, as atividades deste programa são realizadas às terças-feiras e envolvem 8 pibidianos que interagem com os alunos dos 6º e 7º anos. Dão suporte às ações o diretor da unidade, professor Paulo Alves de Freitas, a supervisora Alzenir Sônia Ferreira e o professor João Batista Bueno. “O destaque aqui é o trabalho de nivelamento, que utiliza metodologias diferenciadas para garantir que todos os estudantes possam acompanhar o conteúdo de maneira eficaz e envolvente”, informa Marcos Pinheiro.

A Escola Álvares de Azevedo também recebe as atividades do PIBID, que ocorrem às quartas-feiras, com o apoio da diretora Claudia Regina da Silva e dos supervisores Edeval Batista de Souza e Diná Caetano Gusmão.  “O programa beneficia alunos dos 6º e 7º anos pela manhã e os alunos do 9º ano à tarde. Essa abordagem busca impactar positivamente uma ampla gama de estudantes, fortalecendo suas habilidades matemáticas e estimulando seu interesse pela disciplina”, comenta Marcos destacando também que: “Os Pibianos, na fase de iniciação à docência, participam ativamente desses grupos de alunos, desempenhando um papel crucial ao oferecer uma atenção diferenciada aos estudantes e proporcionando-lhes a oportunidade de superar desafios e dificuldades”.

O coordenador do PIBID destaca que a cada encontro semanal os acadêmicos se encantam ainda mais pela missão de educar e compartilhar conhecimentos. “Com dedicação e compromisso, não apenas compartilham suas habilidades em matemática, mas também inspiram e motivam os alunos a progredir em seus estudos. Essa abordagem colaborativa e personalizada cria um ambiente de aprendizado enriquecedor, no qual cada aluno recebe a orientação necessária para alcançar seu pleno potencial acadêmico, contribuindo para o fortalecimento da educação na região”, complementa.

Sobre o PIBID

O programa PIBID no Campus Vilhena está programado para continuar até março de 2024. Durante esse período, acadêmicos e coordenadores permanecerão comprometidos em colaborar com as escolas parceiras para elevar a qualidade do ensino de matemática e contribuir para o desenvolvimento educacional dos alunos da região. O PIBID representa uma oportunidade de formação e crescimento, tanto para os acadêmicos envolvidos quanto para os estudantes das escolas beneficiadas.

• Campus_Vilhena_-_PIBID_nas_escolas_1
  • Campus_Vilhena_-_PIBID_nas_escolas_2