Ações de internacionalização de Vilhena promovem acolhida a estudantes em intercâmbio

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2023, 15h04 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 15h04 | Acessos: 78496

Vilhena Intercâmbio 3Uma proposta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, tem possibilitado o intercâmbio de estudantes na cidade rondoniense. Por meio do Departamento de Extensão e do Centro de Idiomas, ações importantes para políticas de internacionalização e educação linguística para Vilhena e região têm sido promovidas.

Desde 2017, com a implantação dos Centros de Idiomas nos campi do IFRO, Vilhena tem tido experiência na oferta de Cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Italiano. Em 2022, a unidade realizou a Semana de Imersão na Língua e Cultura Italiana. Na ocasião, receberam por uma semana a estudante em mobilidade internacional no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT)/Campus Pontes e Lacerda, Daria Miele.

O evento permitiu estabelecer parceria para recebimento de intercambistas por períodos mais longos, mediante a inscrição de Famílias Hospedeiras e de conselheiros na organização internacional não-governamental sem fins lucrativos, AFS Intercultura Brasil, contribuindo na formação para recebimento e acolhimento dos estudantes. Ainda em 2022 foi a vez de receber por seis meses o estudante Boris Karsten Stick, 17 anos, de Meppel/Holanda. Boris frequentou o Curso Técnico Integrado em Informática, cursou parcialmente o Curso de Português para Estrangeiros e segundo ele ressaltou: “o Brasil foi uma experiência completamente nova para mim”.

“As pessoas são extremamente sociáveis e receptivas com você e querem saber tudo sobre você. É estranho se acostumar com isso porque na Europa todo mundo é mais introvertido. Isso o torna um ótimo país para estudantes internacionais, porque é fácil fazer novos amigos e aprender com as pessoas ao seu redor. A maioria dos 8 meses que passei indo para a escola no IFRO. Eu me diverti com pessoas legais ao meu redor. Os professores e alunos são muito abertos e gentis e querem ajudá-lo. Seguir as lições no começo foi muito difícil, mas quanto mais avançava no ano, melhor. As mais difíceis foram as disciplinas com computadores, porque não tinha na minha escola na Holanda”, descreveu o estudante.

Já no ano de 2023, a partir da campanha realizada pelo Centro de Idiomas e pelo Grêmio Estudantil do Campus Vilhena para cadastrar mais famílias hospedeiras, a cidade teve oportunidade de receber mais uma estudante: Marta Moreddu de Fonni, 17 anos, vinda Itália e que está em Vilhena desde 22 de agosto. Segundo a equipe do IFRO, A visitante foi acolhida com muito carinho pela família da estudante do terceiro ano Fernanda Ramos. Na primeira semana em território brasileiro, a intercambista conheceu a estrutura do Campus Vilhena, equipe gestora, recebeu orientações importantes e optou por se matricular no Curso Técnico Integrado em Edificações.

Além das obrigações com ensino, Marta está contribuindo nas aulas do Curso FIC em Italiano, e participa das aulas de Língua Portuguesa para Estrangeiros. Para a Professora Maria Helena o objetivo principal de ações de mobilidade é motivar os estudantes a comunicar-se em outro idioma, a aprender as diferenças culturais e respeitá-las. “Todos nós ganhamos com essa experiência, e é fato que precisamos melhorar e capacitar servidores, em especial a equipe pedagógica, já que estamos rumo a uma educação bilíngue a longo prazo”, pontuou a docente.

• Vilhena-Intercâmbio_1
  • Vilhena-Intercâmbio_3