Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cerimônia de Posse do Diretor-Geral do Campus Vilhena é realizada

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 16h02 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 10h38 | Acessos: 71172

Professor Rodrigo Alécio Stiz estará à frente da gestão da unidade até 2027  Campus Vilhena Posse DG 16

Em cerimônia emocionante, o Diretor-Geral Rodrigo Alécio Stiz foi empossado para a gestão 2023-2027 do IFRO Campus Vilhena, marcando o início de mais um ciclo importante para o Instituto Federal de Rondônia. A solenidade aconteceu no ginásio da unidade, na manhã do dia 15 de agosto e reuniu alunos, servidores, representantes locais e demais membros da comunidade.

Fizeram parte da mesa diretiva do evento, além do Diretor-Geral Rodrigo Alécio Stiz e do Reitor do IFRO, Moisés José Rosa, o Diretor-Geral do Campus Vilhena Gestão 2019 - 2023, Aremilson Elias de Oliveira, o Prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro, e representando a comunidade acadêmica, o Presidente do Grêmio Estudantil, Gabriel de Souza Bueno. 

O professor Aremilson Elias de Oliveira, destacou em seu discurso, os trabalhos realizados durante a sua gestão frente ao Campus Vilhena. “É com o coração repleto de gratidão que me dirijo a vocês nesta data. Reconhecemos que as conquistas até aqui realizadas não são só minhas, mas de todos que somaram com a gestão, seja de forma direta ou indiretamente durante esse período, desempenhando brilhantemente suas funções. Então, comunidade, reconheço que os méritos da gestão são compartilhados com cada um que realiza o seu trabalho com dedicação e afinco. Quero começar agradecendo a cada um dos milhares de estudantes que fazem ou fizeram parte da nossa instituição, agradeço o esforço, a resiliência durante a caminhada escolar, certamente vocês deixaram marcas definitivas nesta instituição. As equipes gestoras do campus e da Reitoria e do Colégio de Dirigentes com quem eu tive o privilégio de trabalhar, com os quais eu aprendi constantemente, meus sinceros agradecimentos. O empenho de vocês deu sustentação à nossa gestão, obrigado mais uma vez”, falou emocionado aos presentes na cerimônia de posse do novo gestor da unidade.  

Ao final do discurso, o Reitor Moisés José Rosa entregou ao professor Aremilson Elias de Oliveira o Certificado de Mérito Funcional em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados e pela contribuição dada à Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado de Rondônia, por meio da sua destacada atuação.

Dando prosseguimento às falas da mesa diretiva, o estudante Gabriel destacou o compromisso do novo gestor para com o bem-estar da comunidade acadêmica. “Agora o senhor vai estar à frente de todos nós, à frente das decisões que vão impactar a vida de todos nós alunos, no nosso dia a dia. Desejo ao senhor uma ótima gestão, e que nesses próximos quatro anos nós possamos trabalhar juntos para melhorar o cotidiano de nossos estudantes”, disse.

O Prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro, destacou a imagem que o Campus Vilhena tem: de parceria e construção com a sociedade vilhenense. “A prefeitura ajuda o IFRO e o IFRO ajuda a comunidade através da educação. O IFRO colaborou com nossa cidade com o lançamento de milhares de profissionais que hoje ajudam em diversos setores de nossa cidade. Agradecemos ao Diretor que nos deixa com o trabalho até este momento e entregamos a tarefa ao novo Diretor”, comentou em sua fala.

Após a fala do prefeito, foi feita a leitura do Termo de Posse, bem como a sua assinatura. O ato contou com a participação da mãe do Diretor-Geral, Rodrigo Alécio Stiz, a senhora Maria do Rosário Antunes Stiz.

Em seu discurso realizado em seguida à assinatura do termo de posse, Rodrigo Alécio Stiz estendeu seus agradecimentos aos alunos e servidores do campus, bem como parceiros externos e à sua família que estava presente na cerimônia. “Não é fácil estar à disposição, continuar à disposição, tem um peso muito forte. Eu sempre falo a todos os meus colegas, faço questão de escrever no meu e-mail que continuo à disposição, porque isso é o que se espera de um servidor público. Estar à disposição, como foi dito no termo de posse, como foi reforçado pelo nosso prefeito, para atender as demandas do município, e o nosso papel é esse, o nosso papel é continuar à disposição formando, aperfeiçoando e entregando excelentes profissionais para o mercado de Vilhena, do país e quem sabe do mundo até, pois temos alunos da graduação que estão trabalhando em empresas internacionais, então sim, exportamos conhecimentos, exportamos mão-de-obra, exportamos pessoas que sabem empreender, que sabem trabalhar”, disse emocionado à plateia que ocupava toda a arquibancada da quadra poliesportiva da unidade.

Em seguida, o egresso do Campus Vilhena e vereador municipal, Dhonatan Pagani, assumiu a tribuna para anunciar a aprovação do projeto de lei Technova, que visa a possibilidade de oferta de bolsas para estudantes que desenvolverão tecnologias e soluções para o município de Vilhena. "Uma iniciativa do Poder Executivo com o Poder Legislativo e o IFRO,, que vai possibilitar com que os senhores e senhoritas resolvam os problemas do município e, ao mesmo tempo, desenvolvam seus conhecimentos e recebem uma bolsa por causa disso", afirmou. 

Fechando a cerimônia de posse, o Reitor do IFRO, Moisés José, destacou que educação se faz com parcerias, se dirigindo aos alunos “que direta ou indiretamente contribuem para a formação de vocês, alunos e alunas do IFRO. Para essa gestão, vocês não são números, vocês são cidadãos e cidadãs que já transformam e transformarão muito mais a nossa sociedade. Portanto, agradeço a todos os nossos parceiros que estão aqui nessa cerimônia hoje”.

Moisés ressaltou ainda que “a educação não é um dos caminhos, ela é o único caminho de transformação social. Não existe outro capaz de combater os barbarismos, o obscurantismo, a não crença na ciência, não há outro caminho. Na década de 70 do século passado a Coreia do Sul se equiparava ao Brasil, 50 anos depois onde está a Coreia do Sul do ponto de vista econômico e social, e onde se encontra o Brasil nesse cenário? Mas o que fez a Coreia do Sul para ser considerada um país de primeiro mundo? Investiu na educação. Nós podemos construir pontes, nós podemos construir laboratórios, nós podemos construir quadras como essa, mas se nós não investirmos no ser humano, se nós não investirmos na educação, estamos fadados ao insucesso. E nós estamos projetando para as gerações futuras também esse insucesso. Mas se nós investirmos em ações educacionais, formação de professores, capacitação dos servidores técnicos, parcerias com as entidades públicas municipais, estaduais e federais, criando ações que impactem a formação de vocês alunos e alunas, nós projetaremos o sucesso. Alguns dizem que defender a educação é um clichê, mas é preciso repetir que a educação é que transforma vidas”.  

Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo na unidade, o Sargento da Aeronáutica B. Martins, acompanhou a cerimônia de posse do novo Diretor-Geral do Campus Vilhena. “Parabenizo o IFRO pela qualidade do ensino, pelos docentes, pela dedicação do corpo diretor e por essa nova gestão que agora assume. Vejo que essa instituição é realmente diferenciada. Nossos projetos de extensão do curso, como por exemplo o ‘Plante bem’, em que trocamos mudas de plantas com a população, e levamos os itens obtidos nas trocas para a população carcerária feminina, nos colocam mais perto da sociedade. Outro exemplo são projetos em que vamos em escolas ofertar adequações do ambiente em que convivem as crianças e o corpo docente e no Lar do Idoso com o intuito de melhorar o ambiente em que vivem. É importante devolver para a sociedade um pouco do que ela nos dá”, analisou o militar.  

Sobre o novo Diretor do Campus Vilhena

Rodrigo Alécio Stiz é filho de Aleixo Stiz e Maria do Rosário Antunes Stiz. Natural da cidade de Ji-Paraná, Rondônia. Trabalhou desde os 11 anos vendendo pastel nas feiras de Ji-Paraná, e aos 16 anos começou em uma empresa da área elétrica, montando quadro de comandos de máquinas e de distribuição de energia em baixa tensão. Depois trabalhou em uma empresa do setor madeireiro como ferramenteiro, e após a graduação em Tecnologia em Eletrônica de Acionamento pelo SENAI de Blumenau/SC, já com 23 anos, atuou com projetos de equipamentos eletroeletrônicos e manutenção de equipamentos industriais. Fez Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica pela UDESC e, em seguida, começou a trabalhar como chefe de manutenção elétrica de uma fábrica de leite em pó em Ji-Paraná. Desde 2013 é servidor público, docente do IFRO Campus Vilhena, e já assumiu diversas funções e comissões de trabalho onde se destacam as funções de Coordenador do Curso Técnico em Eletromecânica e Diretor de Ensino. E agora é o Diretor-Geral eleito pela unidade de Vilhena.

Sobre o Campus Vilhena

O Campus Vilhena entrou em funcionamento no segundo semestre de 2010, com o compromisso de capacitar, aperfeiçoar, especializar e atualizar profissionais em diversos níveis de escolaridade e modalidades de ensino. Com características de campus urbano, a especialidade da unidade é a oferta de cursos industriais ou de docência e áreas técnicas. Assim, iniciou suas atividades em 2010 com os cursos técnicos subsequentes em Edificações, Eletromecânica e Informática. A partir de 2011, os mesmos cursos também foram ofertados de forma integrada ao Ensino Médio.

Além dos cursos técnicos de nível médio, o Campus Vilhena também oferece três cursos de graduação: o curso de Licenciatura em Matemática, implantado em 2012, o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no primeiro semestre de 2016 e o Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, no início de 2017. Também são ofertadas duas Pós-Graduações Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, iniciada em 2018, e em Desenvolvimento Web, com a primeira turma em 2020.

Desde sua inauguração, a unidade tem ofertado diversos cursos na modalidade EaD, possibilitando a qualificação para o mundo do trabalho de uma quantidade cada vez maior de pessoas.

O campus tem participado das transformações da região em que está inserido, também através do desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão e da oferta de diversos cursos de Formação Inicial e Continuada. Atualmente o IFRO Campus Vilhena conta com 1.181 alunos e 136 servidores, e seu propósito é contribuir com o avanço científico, tecnológico e produtivo do município e com a formação de cidadãos capazes de transformar a realidade social, por isso, exerce importante papel na articulação de agentes públicos, privados e do terceiro setor, no sentido de buscar o melhor desenvolvimento social, econômico e cultural da região de forma parceira, cooperativa e sustentável.

  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_1
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_10
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_11
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_12
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_13
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_14
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_15
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_16
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_17
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_18
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_19
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_2
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_20
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_21
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_22
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_23
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_24
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_3
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_4
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_5
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_6
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_7
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_8
  • Campus_Vilhena_-_Posse_DG_9
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.