Egressas do curso de Arquitetura e Urbanismo são premiadas pelo CAU/RO

Publicado: Quarta, 26 de Julho de 2023, 19h51 | Última atualização em Quarta, 26 de Julho de 2023, 19h52 | Acessos: 99728

Campus Vilhena Premiação CAU

Egressas do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena tiveram seus Trabalhos de Conclusão de Curso selecionados no V Prêmio TCC CAU/RO 2022/2023, do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo. Dos 7 trabalhos premiados em todo o estado, 4 foram produzidos por estudantes da unidade.

Na categoria “ARQUITETURA”, as egressas premiadas foram Deisy Cristiane Sandri Garcia, com o trabalho “Proposta do anteprojeto de um centro cultural no município de Vilhena/RO”, sob a orientação da professora Regina Célia Gonçalves Morão; e Hellen Karoline Brito Fernandes, com o trabalho: “Arquitetura Escolar: Projeto de uma Instituição Infantil seguindo os parâmetros NBR 15220-3/2003, para o contexto Bioclimático de Vilhena Rondônia”, também orientado por Regina Célia Gonçalves Morão.

Já na categoria “URBANISMO E PAISAGISMO”, foram premiadas as alunas Hanny Géssylla Nogueira Alves, pelo trabalho “Diálogos de vida e morte: análises entre cidades e instalações cemiteriais em Rondônia”, com a orientação das professoras Aurea Dayse Cosmo da Silva e Jéssica Rodrigues Meneses; e Joicy Wevilin Vakiuti de Souza Castilho, com o trabalho “Crescimento urbano de Vilhena-RO: uma análise a partir dos quintais urbanos”, orientado por Aurea Dayse Cosmo da Silva.

Os resultados das alunas confirmam a qualidade do ensino ofertado. Sendo o único gratuito no estado, o curso de Arquitetura do Campus Vilhena teve início em 2017 e, embora tenha apenas duas turmas formadas, os bons resultados já aparecem. “Acreditamos que esses resultados são importantes para consolidar os esforços que vêm sendo realizados dentro do curso e do instituto visando a uma educação de qualidade e que deixe marcas e contribuições locais e regionais. Parabenizo todos os professores que passaram pela trajetória das discentes, colaborando para um olhar crítico e criativo da produção de conhecimento, em especial as estudantes selecionadas e suas orientadoras”, destacou Louise Cerqueira, coordenadora substituta do curso.

Verticalização do ensino

Uma das premiadas, a egressa Hellen Karoline Brito Fernandes, realizou o curso técnico em Edificações no Campus Vilhena e seguiu na graduação de Arquitetura e Urbanismo. “Foi um misto de emoções saber que eu poderia continuar na área que eu gostava só que fazendo uma graduação. Quando eu passei, fiquei muito feliz. Por ser a primeira turma eu sabia que teríamos muitos desafios, mesmo assim eu estava muito entusiasmada. O curso foi um processo desafiador, tanto para nós alunos quanto para a instituição e para os nossos professores, na verdade até para a nossa região, porque era a primeira vez que o curso de Arquitetura estava sendo ofertado gratuitamente no estado”, relembra a egressa.

Ao longo da graduação, Hellen relata que foram muitos os desafios encontrados no decorrer do curso. “Desde o primeiro período a gente já pensava na sociedade, os primeiros trabalhos, seja nas disciplinas ou nos projetos de extensão, já eram voltados para a sociedade. Quando fazíamos os projetos já pensávamos no conforto desses usuários, na mão-de-obra local, nos materiais disponíveis, no conforto térmico, acústico e luminoso desses usuários. Todo o curso foi moldando os alunos a pensarem dessa forma, por isso fizemos muitos projetos de cunho social, tanto que no meu TCC eu quis abordar essa parte”, comenta.

Preparando o TCC

Já no TCC, a egressa seguiu para o estudo do conforto ambiental. “Durante o processo fui conversando com a minha orientadora, a professora Regina, e definimos o tema que seria uma escola, e com o passar do tempo eu decidi que seria uma escola de ensino infantil. Eu queria falar do conforto dessas crianças em uma instituição de ensino, porque querendo ou não a escola é a extensão da nossa casa, então nada melhor do que ser um local confortável para essas crianças. O processo do TCC é bem desafiador, mas valeu a pena fazer projeto”, narra a jovem.

Hellen ficou bem surpresa com a premiação. “Saber que o CAU dá premiações para os melhores TCCs e saber que o meu foi escolhido, torna o processo todo muito mais satisfatório. Saber que o fato de eu ter pensado na sociedade, ter pensado nas crianças, ter trabalhado com o conforto, e que isso foi reconhecido é uma sensação inexplicável.  Esse prêmio representou todo o esforço e dedicação durante todos esses cinco anos, valeu muito a pena ter trabalhado com essa temática”, finaliza.