Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Vilhena recebe conceito 4 na renovação de reconhecimento pelo MEC

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 19h17 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 19h22 | Acessos: 129937

Campus Vilhena Licenciatura em Matemática Nota 4

No período de 17 a 19 de maio, o curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena foi submetido à renovação de reconhecimento por uma comissão designada pelo Ministério da Educação (MEC), atingindo conceito 4 em uma escala de 1 a 5, o que comprova o êxito do processo de ensino e aprendizagem e qualidade da educação ofertada.

O curso foi reconhecido inicialmente em agosto de 2016, e, com a reavaliação, o MEC renovou o reconhecimento do curso por mais 5 anos. Este procedimento é realizado periodicamente e é importante para que o Ministério possa revalidar as condições dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES), atestando a qualidade da formação profissional.

Muitos são os critérios pontuados para que o conceito final seja obtido, envolvendo desde a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura, avaliando aspectos como perfil profissional do egresso, estrutura curricular, estágio, tecnologias de informação e comunicação, acervo bibliográfico e vários outros.

Os avaliadores destacaram no relatório final que: “Ficou evidenciado que os conteúdos curriculares do PPC diferenciam o curso dentro da área profissional, induzindo o contato com conhecimentos acadêmicos recentes e de forma inovadora. [...] É possível verificar que a estratégia metodológica descrita se coaduna com práticas pedagógicas que buscam estimular a ação discente no tocante a relação da teoria com a prática, [...] os discentes, conforme o PPC, desenvolvem produtos educacionais visando a aplicação no ambiente de estágio, além da criação e divulgação de produtos que articulam e sistematizam a relação teoria e prática e a incorporação à dinâmica do curso oriundos das experiências exitosas vivenciadas pelos estudantes fruto da relação teoria e prática”.

Willian Jhonis Antunes Melo, acadêmico do 7° período, contou um pouco da sua experiência no curso. “Desde o primeiro semestre venho desenvolvendo ações nos três pilares da educação: Ensino, Pesquisa e Extensão, a partir do apoio de diferentes docentes, tanto das disciplinas específicas da matemática, quanto pedagógicas. Com os projetos, como bolsista ou voluntário, pude conhecer inúmeros professores e estudantes das diferentes escolas do município, trabalhar junto ao NAPNE, participar de um grupo de pesquisa que agrega alunas de outro curso do Campus Vilhena, aperfeiçoar a escrita científica e adentrar na realidade prática da área profissional que pretendo ocupar. Quando ingressei no curso, trouxe comigo inúmeras expectativas e certos medos, principalmente por saber das dificuldades que os profissionais da educação enfrentam, mas a cada disciplina estudada, experiência em projetos e conversas com docentes, consegui obter o suporte necessário para superar e decidir continuar seguindo, feliz e consciente, para mais perto do meu diploma. Quando me questionam o que mais gosto do meu curso, dentre todas as possibilidades de resposta, não posso deixar de destacar que: o curso é público, bom e oferece bolsas que incentivam a participação em projetos que potencializam o desenvolvimento do nosso perfil profissional. Descobrir o positivo resultado da avaliação do curso foi algo muito gratificante para nós, estudantes, pois é a validação de uma realidade que já conhecemos há tempos e ainda representa a reativação de importantes projetos, como a Residência Pedagógica da CAPES. Então, ao ver a evolução da nota, consideramos uma grande conquista”.

"A avaliação do MEC serve de parâmetro tanto para que a instituição identifique quais áreas precisam de maior atenção, quanto para identificar os pontos fortes. Na escala de pontuação, conceitos 1 e 2 significam que a qualidade está insatisfatória, o conceito 3, que é razoável e os conceitos 4 e 5 demonstram excelência no ensino. Esta nota 4 que recebemos reflete o empenho de todos os servidores em oferecer uma educação de qualidade, em formar profissionais que possam fazer a diferença e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Também confirma a dedicação dos acadêmicos, que diariamente dão o seu melhor. Como instituição estamos sempre em busca da excelência, e mesmo sabendo que este é um ótimo resultado, queremos atingir o conceito 5 na próxima avaliação”, declarou Rodrigo Alécio Stiz, Diretor-Geral do Campus Vilhena.

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Vilhena iniciou suas atividades em 2012. Oferta 40 vagas anuais e tem duração mínima de 4 anos e carga horária de 4.016 horas/aulas. Para saber mais detalhes sobre a graduação acesse: https://portal.ifro.edu.br/vilhena/cursos/1977-matematica-licenciatura