Campus Vilhena promove Ciclo de Oficinas de Iniciação à Pesquisa aberto a servidores e alunos de todas as unidades do IFRO

Publicado: Quarta, 22 de Março de 2023, 14h11 | Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2023, 14h11 | Acessos: 74435

ciclo de oficinas de iniciação científicaO Departamento de Pesquisa (Depesp) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizará o Ciclo de Oficinas de Iniciação à Pesquisa. O projeto será executado através de quatro oficinas que serão oferecidas na modalidade virtual, durante o primeiro semestre de 2023, e terão a participação de colaboradores docentes e técnicos administrativos do IFRO Campus Vilhena. O curso é aberto a toda comunidade acadêmica do IFRO.

Segundo a Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Misley Alzíria da Silva Estevão, “a realização do Ciclo de Oficinas se justifica pela necessidade de orientar e colaborar na formação inicial de estudantes e profissionais na introdução ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação no Instituto Federal de Rondônia. As atividades serão desenvolvidas de forma remota, por profissionais com formação acadêmica e experiência no desenvolvimento de pesquisa, visando à formação ou ao aprimoramento do público na elaboração de projetos de pesquisa, redação científica, criação e preenchimento do currículo Lattes e prestação de contas de projetos de pesquisa e inovação”.

Para o Chefe do Departamento de Pesquisa, Mauro Henrique Miranda de Alcântara, “um dos objetivos da formação profissional da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, os Institutos Federais, é a introdução dos/as estudantes no mundo científico. Todavia, ainda não temos estruturado em nossos projetos pedagógicos de cursos, a curricularização da pesquisa, seja a partir de disciplinas, projetos ou metodologias de ensino-aprendizagem. Dessa forma, é de grande importância que os/as estudantes possam compreender os aspectos fundamentais do desenvolvimento de uma pesquisa científica: elaboração de um projeto de pesquisa, redação científica, criação do currículo Lattes e prestação de contas. E essas são demandas, também, de profissionais técnicos administrativos e docentes do Instituto Federal de Rondônia. Diante disso, o objetivo desse projeto, é favorecer a formação, a partir de um ciclo de oficinas, de introdução à pesquisa”.

Conforme os organizadores, servidores e alunos de todas as unidades do IFRO estão convidados a participar. As inscrições serão efetuadas através de formulários de inscrição disponíveis no cronograma abaixo. Os participantes inscritos receberão o link para reunião no e-mail informado com uma hora de antecedência. As plataformas de reunião on-line Google Meet e Microsoft Teams serão utilizadas para efetuar as oficinas, dando preferência à primeira nos casos em que o número de inscritos não exceda 100 participantes, e caso exceda será utilizada a plataforma Teams.

Confira o cronograma e os links de cada oficina:

Redação de Artigo Científico (Dias 27 e 29/03 – 19h às 21h, com os Professores Moisés José e William Kennedy). Link para inscrição: https://forms.gle/rvQksemUxYE2uK2g6

Elaboração de Projeto de Pesquisa (Dias 10 e 12/04 – 19h às 21h, com a Professora Jaqueline Ferrete). Link para inscrição: https://forms.gle/8sqmDo9KSWhen3FT6

Prestação de contas (Dia 24/04 – 19h às 21h, com o Diretor de Planejamento e Administração IFRO Campus Vilhena, Elisandro Martins). Link para inscrição: https://forms.gle/qpVikc8UFGksWwfS6

Criação e preenchimento do Currículo Lattes (Dias 02 e 05/05 - 19h às 21h, com o Professor Marcos Barros). Link para inscrição: https://forms.gle/6Jahu23f1ggab8qP6