Textos de estudantes do IFRO são publicados em veículo de comunicação de Vilhena

Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2022, 11h28 | Última atualização em Sexta, 06 de Mai de 2022, 11h28 | Acessos: 87024

Desenvolvimento TecnológicoO Projeto de Ensino “Oficina de Textos” estimula o desenvolvimento da escrita do gênero argumentativo entre os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) em Vilhena e em Colorado do Oeste, premiando os melhores textos com publicação em jornal eletrônico local.

O projeto é coordenado pelo Professor Moisés José Rosa Souza, e conta com a participação de 21 professores colaboradores, atendendo a mais de 80 alunos inscritos. Estruturado de forma interdisciplinar, o projeto promove a criação de textos na medida em que realiza discussões sobre assuntos diversos, instigando os participantes a buscarem soluções para problemas da sociedade e, com isso, contribuindo para a formação integral do estudante como cidadão, para o desenvolvimento de novas habilidades e do pensamento crítico.

Moisés explicou que os alunos recebem novas propostas de redação quinzenalmente, através de textos motivadores e indicação de leituras complementares. As etapas seguintes são o assessoramento à escrita, realizado pelos colaboradores e bolsistas, correção, devolução e reescrita, para que, ao término do ciclo quinzenal, os 10 textos melhor avaliados (escolhidos em leitura às cegas) sejam publicados no Blog Jovem, Fala Sério! e a cada semana um deles é publicado no Jornal Extra de Rondônia (na seção ‘Artigo’, da mídia jornalística).

O estudante Claudio Lucas Souza Chaves, do 3º ano do Curso Técnico em Informática no Campus Vilhena, comentou: “eu entrei no projeto Oficina de Textos com o objetivo de escrever uma ótima redação no Enem e já consigo notar grandes diferenças na minha escrita desde que comecei a participar. Eu fiquei muito surpreso quando descobri que minha redação iria ser publicada no Extra de Rondônia, pois sinceramente eu não esperava que isso acontecesse, no entanto, fiquei muito satisfeito com o ocorrido, pois demonstra que eu consigo escrever ótimas redações”.

O Professor Moisés observou que as oficinas de texto são ofertadas desde 2013, ainda antes de os projetos de ensino serem regulamentados no âmbito do IFRO, e disse que a sua motivação para oferecer o projeto é o potencial que a leitura e a escrita têm para transformar realidades.

“Eu acredito na educação. Como educador, preciso acreditar que as pessoas mudam para melhor, por isso temos duas opções: ou vemos o que pode ser feito e não fazemos nada, ou tentamos melhorar. Talvez essa seja a resposta: dar uma contribuição para a melhoria da sociedade. Acredito que se uma pessoa for transformada, já é uma conquista, um avanço”, avaliou.

Confira alguns dos trabalhos já publicados em 2022 no veículo de comunicação:

OPINIÃO: Identidade jovem em risco (Por Aparecida Rodrigues Ponciano)

OPINIÃO: impacto pelo uso da tecnologia, entre o trabalho e o progresso (Por Maria Eduarda de Oliveira Crist)

OPINIÃO: desenvolvimento tecnológico e o futuro do trabalho (Por Melissa Bernardino dos Santos)

OPINIÃO: o futuro do trabalho com o avanço da tecnologia (Por Loyva Haialla Ribeiro Lima)

OPINIÃO: entre o inevitável avanço tecnológico do trabalho e a necessária manutenção do emprego (Por Vívian Adriana Rocha)

OPINIÃO: o combate à falta de aptidão e desinformação tecnológica (Por Claudio Chaves)

• Desenvolvimento_Tecnológico
  • Entre_o_inevitável_avanço