Acadêmicos do Pibid de Ji-Paraná promovem feira de ciências em escola estadual

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 17h59 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2017, 18h01 | Acessos: 3119

Campus Ji Paraná Feira de Ciências 8

Estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), promoveram na segunda-feira (14), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marcos Bispo da Silva, a Feira de Ciências BioFisQuim.

Participaram das atividades os alunos do segundo e terceiro anos do período noturno e também os nonos anos e primeiros anos dos períodos matutino e vespertino. A Feira de Ciências BioFisQuim contou também com a participação de alunos e servidores do IFRO, que, além de prestigiar o evento, também atuaram como avaliadores.

No evento, os alunos foram divididos em grupos e apresentaram experimentos das disciplinas de Física, Química e Biologia. O evento, organizado pelos bolsistas do PIBID, contou com a colaboração da supervisora do PIBID da escola, Suellen Cristian Castro, dos professores de Química e demais servidores da escola e de alunos do IFRO do curso de licenciatura em Química que realizam estágio na instituição educacional.

A bolsista do PIBID, Kellis Rodrigues da Silva, avaliou o desempenho dos alunos expositores. “Para mim o mais importante foi o empenho que cada aluno teve para escolher o que ia realizar. Depois que realizavam o experimento, deveriam explicar o que estava ocorrendo.  As explicações foram muito boas e os alunos foram muito caprichosos. Como era um trabalho em grupo, todos explicaram. Acredito que atividades como essa são muito produtivas, pois ajudam na interação com  a comunidade, que foi o que ocorreu na feira, com o público externo apreciando as apresentações dos experimentos dos alunos”, explicou.

Para a aluna do 1º ano da Escola Marcos Bispo, Daniele Assis, a atividade foi muito positiva e estimulou os colegas a adquirirem novos conhecimentos. “Percebi que vários alunos tiveram novas ideias em seus experimentos. Os experimentos foram muito bons e constatei que as pessoas que vieram gostaram e elogiaram bastante. Essa é a primeira vez que participei de uma feira de ciências e gostei muito”, comentou.

Já Ana Flávia Souza da Silva, aluna do segundo 2º ano, elogiou o trabalho dos colegas. “Gostei de todos os experimentos que assisti na feira. Vários alunos soltaram a imaginação e criaram coisas que podem ajudar o nosso dia a dia e até mesmo o meio ambiente. Os experimentos que mais gostei foram os de neon, pois achei bem criativo usar material fluorescente para isso. De modo geral a feira foi ótima, sendo a primeira vez que participo. Alguns experimentos me fizeram ter curiosidade de querer saber mais sobre como aquilo acontece”, contou a estudante.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/09_Setembro_2017/19.09.17/feira_