Campus Ji-Paraná certifica alunos venezuelanos

Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2024, 08h31 | Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2024, 08h31 | Acessos: 304

jipa cursoEntre os meses de junho e dezembro de 2023, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, ofertou o curso “Língua Portuguesa como Língua de Acolhimento para Imigrantes”, para pessoas falantes de língua espanhola, principalmente a comunidade venezuelana residente no município de Ji-Paraná.

O curso partiu de uma necessidade da Pastoral do Imigrante, e para sua realização foi realizada parceria com o Centro Educacional Dom Bosco, que disponibilizou uma sala para a realização das aulas. O objetivo foi democratizar o acesso ao conhecimento da língua portuguesa e da cultura brasileira a estrangeiros da comunidade de Ji-Paraná, melhorando suas condições de inclusão na sociedade local e nas demais regiões do país.

Participaram do curso 25 alunos. No dia 22 de dezembro de 2023, o IFRO entregou a 18 destes alunos seus certificados. Conforme a Coordenadora do projeto, Andreia Lima, “foi uma grande satisfação ver o resultado que o curso teve na vida dos alunos, pois melhorou sua forma de comunicar e seu convívio social, ou seja, sua interação com a sociedade”.