Projetos extensionistas promovem visita ao IFRO Campus Ji-Paraná

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 19h34 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 19h34 | Acessos: 30064

Campus Ji Paraná Projetos Extensionistas

No dia 27 de setembro, os projetos “Semeando Conhecimento” e “A reciclagem de óleo residual e lixo orgânico como uma ação social” promoveram a visita dos alunos participantes ao Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná. A atividade foi realizada em parceria com a 4ª Igreja Presbiteriana, que oferece em sua sede reforço escolar, aulas de música e jiu-jitsu.

Durante a visita os alunos puderam conhecer as instalações do IFRO, em especial o Laboratório de Química e a Casa de Vegetação. No laboratório de química, os alunos tiveram uma explicação sobre o curso Técnico Integrado em Química e sobre o processo seletivo, uma vez que no grupo havia alunos do 9º ano.

Em seguida, as acadêmicas do curso de Licenciatura em Química, Alessandra Ferreira Santos Alves, Karina Ponciano de Oliveira e Helykssia Amaral Fernandes, e as bolsistas do projeto Semeando Conhecimento, Kátia Dias e Ana Michellato, orientadas pela Professora Joci Neuby, realizaram demonstrações de experimentos aos alunos. Esse momento gerou muita curiosidade e durante a apresentação os participantes tiraram dúvidas.

Cabe destacar que o projeto Semeando Conhecimento teve como objetivo ministrar reforço de Ciências e Química aos alunos do Ensino Fundamental 2. Logo, conhecer um laboratório foi importante, pois a maioria dos alunos não tem acesso a aulas neste espaço.

Quanto a essa ação e ao reforço, a aluna Mariana Vasconcelos Dantas elogiou a iniciativa “Eu gostei muito do jeito que vocês tratam a gente, também gostei bastante da nossa visita no IFRO, principalmente do Laboratório de Química. Também gostei do projeto da compostagem. Aprendi muita coisa. Também gostei das aulas da Professora Ana e da Professora Kátia (bolsistas do Projeto Semeando Conhecimento). São muito atenciosas. Só tenho a dizer muito obrigada por tudo que vocês fizeram pela gente”, agradeceu.

Após a visita ao Laboratório de Química, os alunos se dirigiram até a casa de vegetação, onde tiveram uma oficina sobre propagação de mudas e puderam “colocar a mão na massa”.

Na oficina, ministrada pelas acadêmicas do curso de Engenharia Florestal Franciely Rodrigues da Silva, Fabiana Costa Valadares e Andreina Sattle, sob orientação da Professora Janice Ferreira do Nascimento, os alunos realizaram um plantio com sementes e outro com estaquia (propagação vegetativa), podendo neste momento utilizar o adubo produzido durante o desenvolvimento do projeto A reciclagem de óleo residual e lixo orgânico como uma ação social.

Para a voluntária que atua na igreja local, Eliani Lima Silva Drefahl, a visita ao IFRO e aos espaços foi enriquecedora tanto para a crianças e adolescentes, quanto para os adultos. “Visitamos o Laboratório de Química, vimos vários experimentos e explicações muito interessantes. Fomos também no viveiro, ali aprendemos a plantar algumas mudas e a semente de girassol, a semente tem que ficar na superfície. E a Professora Alice entregou para a professora responsável composto orgânico. Eu aprendi muito com a visita”, comentou.

Este projeto teve como objetivos sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância do descarte do lixo orgânico doméstico e demonstrar como reutilizá-lo.

Durante a execução do projeto realizado nas dependências da igreja parceira, os alunos participantes puderam conhecer mais sobre a reciclagem, os diferentes tipos de resíduos e, principalmente aprender sobre como reutilizar o lixo orgânico por meio das composteiras domésticas.Campus Ji Paraná Projetos Extensionistas 2

Os alunos participaram de uma oficina de construção de composteiras e após a confecção puderam alimentá-las. Durante o processo, os participantes foram ampliando o conhecimento sobre o tema. Wagner Vinícius Fernandes Pereira, 11 anos, relata que “[foi] muito legal participar sobre a formação de uma composteira. Achei muito legal todos se organizando e levando alguma coisa de sua casa para a composteira e depois de dias saber que a composteira deu certo. Eu aprendi várias coisas sobre o chorume, que nunca tinha ouvido ninguém falar. E isso foi muito importante até para descobrir coisas novas.”

Outro ponto positivo do projeto foi a premiação dos alunos que mais levaram resíduos para alimentar as composteiras. A premiação ocorreu no dia 28/10 na sede da igreja parceira.

O resultado foi a produção de 8 kg de adubo e 4 litros de chorume, que foram doados ao IFRO, sendo o adubo utilizado durante a oficina. Para o acadêmico e futuro professor de Química, Euzivan Nogueira Martins, atuar no projeto foi extremamente importante, pois “o projeto desenvolvido trouxe a oportunidade de se trabalhar, com um tema importante com os alunos de maneira simples e, sendo que essa ação pode servir como inspiração e modelo de transformação social, pois como professor é necessário mostrar aos alunos nossa responsabilidade social”

Por fim, a Professora Jocy Neuby, ao falar sobre o projeto destacou a importância da compostagem por ser uma maneira limpa de diminuir o descarte dos resíduos orgânicos no meio ambiente, resíduos que podem contaminar tanto o solo como o lençol freático. “E a compostagem vem como uma ferramenta fácil e prática para se diminuir esse descarte, sem falar que o produto final é um adubo riquíssimo que pode ser usado em hortas comunitárias. Por isso, a compostagem, além de ajudar a limpar o meio ambiente, pode beneficiar várias comunidades com seu produto final”, explicou.

Outro ponto importante é que o projeto foi aplicado tendo como o público-alvo crianças. “Quando expomos as crianças prematuramente a esses conceitos relacionados ao meio ambiente, o que é benéfico e maléfico para o meio ambiente, estamos promovendo e ajudando na formação sólida de consciência ambiental dessas crianças”, concluiu a docente.