Semana da Consciência Negra tem programação definida em Ji-Paraná

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 19h21 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 19h23 | Acessos: 30715

Campus Ji Paraná Semana da Consciência Negra

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, sediará a Semana da Consciência Negra. No dia 20 de novembro será realizada  às 19h30, no Auditório da unidade, a palestra “Luta antirracista: legislação de combate ao racismo e ao encarceramento de homens negros”, a ser proferida pelo Militante Social Claudinei Lúcio Soares dos Santos. O Seminário proposto é uma ação desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/IFRO/Ji-Paraná), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Migração (Gepram/UNIR/Ji-Paraná), e a ONG Beleza Negra de Ji-Paraná, como forma de fortalecer a luta antirracista no município no ano de 2023.

O evento é aberto às comunidades acadêmicas atendidas pelo IFRO e pela UNIR e à comunidade externa de forma geral. Como resultado, espera-se fortalecer as parcerias estabelecidas entre Neabi, Gepram e ONG Beleza Negra na luta antirracista no âmbito de Ji-Paraná, contribuindo principalmente na orientação de como proceder frente as demandas em casos e/ou situações de racismo/discriminação e outros no cotidiano. Também é esperado despertar nos/as participantes o desejo na busca de conteúdos que ajudem a entender a temática das relações raciais.

Segundo os organizadores, é preciso considerar, em qualquer abordagem relacionada às questões raciais no Brasil, a existência do racismo estrutural, que torna fundamental a construção de escolas e universidades antirracistas. O espaço acadêmico é ambiente para aprimoramento e desenvolvimento do ser humano, por intermédio do conhecimento, da pesquisa e da ciência. Por esta razão, a educação desempenha papel relevante na formação do sujeito, além de preparar profissionais para atuar em variados cenários sociais, repletos de pluralidades, tanto de ideias como da diversidade do ser humano.

No âmbito institucional, as diretrizes constitucionais são objetivas ao determinar, como princípio, o repúdio a qualquer prática de racismo, conforme descrito no art. 4º, inciso VIII. Na esfera da educação, a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.394/96) determina que a educação envolva processos formativos que se são construídos no âmbito da vida familiar, na convivência e interação humana, nas relações de trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Ainda na LDB, em seu artigo 26-A, mostra-se a importância do estudo da história e culturas afro-brasileira e indígena.

Conforme os integrantes do Neabi/IFRO/Ji-Paraná, “o papel da educação passa a ser de estímulo ao desenvolvimento do pensamento reflexivo e da valorização plural de nossa cultura. A abordagem analítica e reflexiva dos elementos sociais, históricos e econômicos que configuram o racismo deve ser considerada nas discussões em escolas e universidades. O primeiro passo é o reconhecimento do racismo institucional como forma de estruturar estratégias para a construção de um pensamento crítico sobre os problemas raciais existentes no Brasil. A promoção de uma educação plural, inclusiva e diversa se dá pelo diálogo, por esse viés, o IFRO e a UNIR, se unem na promoção de ações efetivas de fortalecimento da luta antirracista”.

Para realizar a inscrição, acesse este link.