Núcleo de Arte e Cultura promove apresentações artísticas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Ji-Paraná

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 14h56 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 14h56 | Acessos: 36783

Campus Ji Paraná Apresentações Culturais NAC SNCT 5

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná, que aconteceu entre os dias 02 e 06 de outubro, foi marcada por vários momentos artístico-culturais. As apresentações desenvolvidas fazem parte do projeto “Integra Arte: Cores, movimento e música”, promovido por meio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e coordenado pelo professor Fernando Ferreira Pinheiro, na unidade jiparanaense. O evento foi aberto para o público e contou com a participação da comunidade acadêmica, bem como de estudantes das escolas públicas de Ji-Paraná.

Na abertura do evento houve uma apresentação musical feita pelo trio de cordas da unidade (violino, viola e violoncelo). Na quinta-feira (05), houve visita guiada onde se apresentaram a banda de música e o trio. No encerramento, sexta-feira (06), houve um show da banda formada por alunos e conduzida pelo professor Fernando Pinheiro. Houve também uma mostra de artes visuais no laboratório de Artes, onde foram apresentadas produções artísticas de egressos, de estudantes dos 1º anos dos cursos técnicos em Química, Florestas e Informáticas e de outros estudantes colaboradores do NAC.

Apresentações teatrais também integraram a programação cultural. As peças apresentadas foram provenientes de prática interdisciplinar entre as disciplinas Língua Portuguesa e Arte. Os estudantes apresentaram as peças “A farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque, além de uma adaptação de “Sonho de uma Noite de Verão”, de autoria de William Shakespeare.

De acordo com Fernando Pinheiro, o projeto tornou-se um canal para a criação de conexões com a comunidade. “Ela se beneficia, uma vez que o projeto cria um espaço de interação fortalecendo os laços sociais e promovendo o engajamento por meio das apresentações para a comunidade interna e externa. Além disso, o público desfruta de experiências culturais enriquecedoras que estimulam a curiosidade e a reflexão, muitas vezes inacessíveis”, destacou.

Sobre a SNCT do Campus

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Ji-Paraná apresentou eventos que propiciaram momentos de integração e trocas de conhecimento científicos e tecnológicos entre a comunidade acadêmica da instituição e a comunidade externa por meio de mostras, palestras, minicursos, oficinas e apresentação de seminários. “Foi um evento relevante e de suma importância para a comunidade acadêmica do IFRO/Ji-Paraná, pois inseriu a mesma em um contexto que possibilitou a transferência de saberes, geração de maiores integrações no desenvolvimento científico e tecnológico da unidade e contribuiu também para oportunizar a aplicação de novos saberes tanto para o público interno quanto para as comunidades externas do IFRO”, comentou Fernando.

Para a aluna do 2º B do curso técnico em Química, Júlia, que é tecladista da banda, “tocar na SNCT foi incrível, os alunos e professores que estavam na cerimônia de encerramento participaram de forma marcante das músicas. Eles interagiram e cantaram muito demonstrando que gostaram, e para nós (da banda) foi maravilhoso ver a animação deles. Acredito que para quem toca, a melhor coisa que tem é ver o público reagindo de forma positiva, como eles fizeram. Sem contar em como foi legal tocar para os alunos das outras escolas, pois é importante que a arte seja incluída na SNCT”.

Segundo Fernando Pinheiro, as apresentações artísticas geram expectativas nos visitantes, “despertando o interesse em vir para o IFRO e desfrutar não somente de atividades de ciência de tecnologia, mas também de ações artísticas e culturais. É uma oportunidade de mostrar que o Núcleo de Arte e Cultura é uma pequena semente que certamente crescerá e dará excelentes frutos em nossos estudantes e em todos que participarem dessa vivência”.

• Campus_Ji-Paraná_-_Apresentações_Culturais_NAC_-_SNCT_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Apresentações_Culturais_NAC_-_SNCT_10