Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Todo mundo lendo 2023 integra estudantes dos Campi Ji-Paraná e Jaru

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 14h48 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 14h48 | Acessos: 60899

TodoMundoLendo3Mais uma etapa do Projeto Todo mundo lendo 2023 foi concretizada, desta vez com a realização de um encontro de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) dos Campi Jaru e Ji-Paraná. Promovida pelo GELLIC (Grupo de Estudos em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural – Campus Ji-Paraná), a atividade ocorreu no dia 23 de agosto.

A ação reuniu estudantes dos 3º anos dos dois campi do IFRO. Além da interação entre os alunos de ambas as unidades, houve a análise da obra literária Torto Arado, do escritor Itamar Vieira Junior, e abordagem sobre técnicas de escrita para redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O objetivo da ação foi fomentar práticas de leitura para processo de apropriação do conhecimento como mecanismo propiciador de reflexão e transformação do sujeito e, nessa ação especificamente, contribuir para a preparação dos alunos para o Enem.

As atividades do Projeto de Ensino Todo mundo lendo 2023 abordam possibilidades de desenvolvimento de práticas da leitura sob o viés da Teoria Histórico‐Cultural e da Filosofia da Linguagem, como mecanismo para ampliar a visão de mundo de cada sujeito (alunos e professores) e de potencializar sua capacidade de autorregulação, a fim de compreender a si mesmo e sua relação com a realidade e com as esferas que compõem a sociedade.

No início da ação intercampi houve recepção dos alunos de Jaru pelos estudantes membros do Grêmio Estudantil Paulo Freire e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/IFRO/Ji-Paraná). Em seguida foram divididos em grupos para conhecer as dependências do campus e parada musical no espaço alternativo. Depois disso, foram recebidos no auditório todos os estudantes dos terceiros anos e os visitantes para uma abordagem pelos Professores Luís Medeiros e Dioneia Helbel sobre a Redação para o Enem.

À tarde, após almoço, seguido de um momento de interação com karaokê, os alunos voltaram ao auditório para uma mesa redonda com Elisabete Ferraz, Mônica Apolinário e Robinson Schoaba. Os docentes fizeram análise histórica e sociológica da obra Torto Arado, a fim de ampliar o repertório cultural dos alunos.

 Os organizadores lembram Mario Quintana com a frase: “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”. Considerando esse pressuposto, as práticas de leitura na escola são essenciais para a formação plena do aluno, mostram os professores. Torto Arado de Itamar Vieira Júnior é uma obra que traz a oportunidade de trabalhar distintos conteúdos que envolvem conhecimentos da História, Geografia e Sociologia desde o conceito de lugar e uso da terra até o ensino de África, e relações étnico-raciais e culturais.

Na aula, eles mostraram como o autor consegue trazer à tona toda a diversidade de conhecimento cultural, agrícola, e religioso desse povo negro do interior da Bahia, vinculando à escravidão, ao processo de dominação e uso da terra e às consequências até os dias de hoje. As propostas de atividades de ensino voltadas à leitura possibilitam ao aluno o conhecimento necessário para compreender o mundo de forma mais ampla.

Para a Professora de História Mônica Apolinário, o livro reflete conflitos étnico-raciais que perfazem a história do Brasil, e permite conhecer o Brasil de verdade. “A obra Torto Arado denuncia um Brasil que é invisível para muitas pessoas, permeado por relações de violência, intolerância e preconceito. Permite pensar sobre o processo de exploração humana e compreender um Brasil profundo. É uma obra ficcional, mas inspirada em uma realidade crua sobre o trabalho em paragens distantes e ruralizadas”.

Laura Kim, do 3 º ano do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Integrado ao Ensino Médio do IFRO Campus Jaru, fala que “a atividade intercampi foi positiva em muitos aspectos: demos a devida importância aos conteúdos discutidos no evento, tanto de literatura quanto de redação; pudemos interagir com colegas de outro campus e criar laços de amizade; além de nos inspirar na realidade de outra unidade do Instituto para refletir sobre a nossa em Jaru”.

  • TodoMundoLendo1
  • TodoMundoLendo2
  • TodoMundoLendo3
  • TodoMundoLendo4
  • TodoMundoLendo5
  • TodoMundoLendo6
  • TodoMundoLendo7
  • TodoMundoLendo8
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.