Com investimento superior a R$ 700 mil, Centro de Inovação Tecnológica é inaugurado no Campus Ji-Paraná

Publicado: Terça, 13 de Junho de 2023, 12h03 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2023, 12h07 | Acessos: 43492

Campus Ji Paraná Inauguração CIT 10

Foi inaugurado o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. A cerimônia ocorreu em 24 de maio, com a presença alunos e servidores da instituição.

O espaço multifuncional teve o investimento de aproximadamente de R$ 700.000,00, sendo R$ 216.983,00 provenientes da bancada federal, no mandato da Deputada Federal Mariana Carvalho (2019-2023), e R$ 298.263,87 na estrutura física oriundos de edital.

Em sua fala, o Reitor Pro Tempore do IFRO, Edslei Rodrigues de Almeida, enfatizou que o foco do IF MAKER são os alunos. Para ele, a entrega do novo CIT representa, na prática, a integração das áreas que reúnem o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e a administração.  “São por eles que nós, servidores públicos e, vocês pessoas compromissadas, trabalhamos. É por eles que temos a honra de entregar um espaço desse em uma instituição pública”, reforçou.

A Diretora-Geral Letícia Carvalho Pivetta agradeceu a todas as servidoras e aos servidores que se empenharam na construção do espaço “que possibilita a materialização das ideias em projetos inovadores. Nossos agradecimentos à Mariana Carvalho e ao Deputado Maurício Carvalho pela emenda parlamentar que tornou viável a construção do CIT e que agora devolvemos com muita responsabilidade à sociedade jiparanaense”.

Para o Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e
Pós-Graduação, Wanderson Roger Azevedo Dias, é gratificante ver o resultado dos esforços e entregar para a comunidade acadêmica mais um novo espaço no Campus Ji-Paraná, “que proporcionará aos nossos discentes, um processo de ensino-aprendizagem baseado em concretização de ideias e/ou projetos, através da cultura learning by doing, pois o Espaço Maker permitirá aos nossos discentes serem os próprios protagonistas neste novo paradigma de aprendizagem através das experimentações práticas. Registro o agradecimento a todos os envolvidos que batalharam e não mediram esforços para que isso se tornasse realidade em nosso Campus”.

Letícia Carvalho Pivetta, Diretora-Geral do Campus destacou ainda que “O Espaço Maker é um importante laboratório para materialização de ideias de toda a comunidade acadêmica, bem como para a sociedade em geral. Possui equipamentos e materiais que podem dar vazão a criatividade dos alunos e incentivar inovação”.

Sobre os CITs

Implantados nos campi da instituição desde 2020, os CITs possuem objetivo de articular ações para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, com base nas demandas das cadeias produtivas locais, regionais e nacionais. Para a instituição, a Rede de Centros de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Rondônia é caracterizada como ambientes colaborativos, para a difusão do conhecimento, prospecção de demandas e desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam para o fortalecimento das comunidades e dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, por meio de ações integradas entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com foco na sustentabilidade.

• Campus_Ji-Paraná_-_Inauguração_CIT_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Inauguração_CIT_10