Professoras do IFRO participam de Congresso Nordestino de EaD (CNEaD)

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 10h46 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 11h01 | Acessos: 37711

IFRO Participação em evento 6

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) foi representando na 3ª Edição do Congresso Nordestino de EaD (CNEaD), que ocorreu entre os dias 22 e 24 de março, na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), com transmissão simultânea pela TV IFBA.

A professora do Campus Ji-Paraná, Ilma Fausto, participou da mesa-redonda “Acessibilidade na EaD”, junto com o professor Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com mediação de Paulo André da Rocha Perris (IFBA).

Ilma Fausto tratou sobre a importância de materiais didáticos inclusivos e contou sobre a sua experiência em produção de documentos para a sala de aula “EaD com Acessibilidade”, projeto desenvolvido no Campus Ji-Paraná, e com abrangência de 10 campi em Rondônia. “Começamos um curso de formação em tecnologia assistiva e depois percebemos a necessidade de um curso sobre produção de documentos com acessibilidade, para provocar nos profissionais da educação a revisão de suas práticas quanto à produção do material acessível utilizado em sala de aula, pois 99% do material que é produzido na EaD no Brasil não tem acessibilidade”, explicou a professora.

Ela alertou que as tecnologias assistivas só funcionam bem se os materiais produzidos forem pensados para estes tipos de tecnologias; informou sobre a importância da escolha da fonte, inserção de links, formas corretas de descrição de imagens e de outras tecnologias assistivas, que acabam sendo muito mais utilizadas por pessoas sem deficiência do que com deficiência.

Além das mesas redondas, a programação do evento incluiu apresentações orais, painel de trabalhos, e minicursos, como o de “Metodologias Ativas na EaD”, facilitado por Anabela Barbosa (IFRO). Para a professora, as metodologias ativas são de grande importância no processo de aprendizagem por tornar os estudantes agentes ativos. “A grande perspectiva é que metodologias ativas colocam o aluno no centro do processo, não que o professor não seja também, mas um processo de ensino/aprendizagem deve ser conduzido de tal forma que os sujeitos para aprenderem precisam vivenciar, praticar, sentir, ver. Então, todos esses elementos são pilares para metodologias ativas nessa perspectiva.”, explicou.

III CNEaD

O evento teve como objetivo promover a discussão sobre as experiências e estudos voltados ao processo de institucionalização da EaD, além de abordar as necessidades de criação de regulamentações internas e revisão de processos, fluxos e demandas. Também buscou discutir as políticas de capacitação, orçamento, estrutura física e recursos humanos; a mediação, estratégias, projetos e atividades diversas em Educação a distância, ensino remoto e ensino híbrido; tecnologias assistivas e humanas; Impactos da legislação e reflexões sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para a modalidade de Educação a distância. A programação completa pode ser conferida aqui, e todas as gravações estão disponíveis no Youtube da TV IFBA.

• IFRO_-_Participação_em_evento_1
  • IFRO_-_Participação_em_evento_2