Vistoria Veicular: Estudo Revela a Viabilidade Econômica e Operacional do Setor em Rondônia

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 14h00 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 14h04 | Acessos: 21473

imag3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, está com projeto de estudo sobre vistoria veicular, que revelou a viabilidade econômica e operacional do setor no estado.

Segundo os proponentes do projeto, o setor de vistoria veicular tem desempenhado um papel crucial na segurança dos veículos que circulam nas vias públicas diariamente, contribuindo para bloquear veículos em condições inadequadas de circulação e dificultando o trabalho de quadrilhas especializadas em roubo e furto de veículos. A implantação dessas empresas é regulamentada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado, por meio de autorizações de funcionamento, que estão sujeitas ao cumprimento da legislação vigente. No entanto, até o momento, não existia um estudo abrangente sobre a viabilidade e saúde financeira dessas empresas, nem a eventual existência do fenômeno da concorrência ruinosa.

Diante desse cenário, um novo estudo foi conduzido com a parceria entre o IFRO Campus Ji-Paraná e Evolução Instituto de Pesquisa em Biotecnologia, Bioeconomia e Educação nas 36 das 44 empresas credenciadas de vistorias veiculares (ECV) em Rondônia. O objetivo foi de mensurar a viabilidade econômica e operacional do setor. A pesquisa buscou fornecer subsídios não apenas ao órgão fiscalizador, mas também às próprias empresas do setor, para que possam se manter competitivas, saudáveis financeiramente e oferecer serviços de qualidade aos cidadãos.

Os resultados obtidos revelam informações valiosas sobre a situação econômica e operacional das empresas de vistoria veicular em Rondônia. Foram analisados indicadores financeiros, operacionais e de qualidade dos serviços prestados pelas ECVs, permitindo uma visão detalhada do setor. Além disso, o estudo também investigou a possível existência de concorrência ruinosa, ou seja, uma competição excessiva que pode comprometer a sustentabilidade financeira das empresas.

Os dados obtidos são de extrema importância para o setor de vistoria veicular, fornecendo informações relevantes para a tomada de decisões pelos órgãos fiscalizadores, empresas do setor e demais stakeholders envolvidos. A partir desses resultados, espera-se que sejam implementadas ações que contribuam para aprimorar a eficiência e qualidade dos serviços de vistoria veicular em Rondônia, garantindo a segurança dos veículos e dos cidadãos que transitam pelas vias do estado. O estudo pode ser lido na íntegra neste link.

• evolução
  • imag3