Concurso para selo do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus Ji-Paraná recebe inscrições até dia 19

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 16h14 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 16h15 | Acessos: 36226

Campus Ji Paraná Selo Neabi

Estão abertas as inscrições para participar do concurso de escolha do selo ilustrativo para o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. As inscrições estão abertas até 19 de março de 2023.

O concurso tem por objetivo comunicar ao público os valores e missão do Neabi/IFRO/Ji-Paraná e promover o reconhecimento visual do núcleo por meio de um selo ilustrativo. Esta identidade visual deverá conter símbolos e elementos que representem visualmente o Núcleo, a Instituição, bem como represente e valorize a história e as identidades afro-brasileiras e indígenas, a importância na formação sociocultural do Brasil e as reflexões e questões abrangidas pelo Neabi/Jipa acerca das relações étnico-raciais e dos movimentos das populações indígenas e negras no contexto do país.

A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica (estudantes, professores e técnicos administrativos), bem como às pessoas da comunidade externa ao IFRO. No ato da inscrição, os/as candidatos/as deverão preencher o formulário eletrônico com dados pessoais, enviar a proposta de selo ilustrativo e um breve relato de como a ideia do selo ilustrativo foi concebida.

O Concurso para criação da Identidade Visual do Neabi IFRO Campus Ji-Paraná visa fomentar a criatividade, a reflexão, a inovação e a atividade prática. A proposta viabilizará maior desempenho da comunicação social, incentivará o debate sobre temas que abordam as relações étnico-raciais, além de promover a socialização do conhecimento e da cultura, por meio da premiação da proposta selecionada como vencedora.

Os trabalhos não devem conter marcas pessoais, assinaturas ou qualquer indicação que possa identificar a autoria do trabalho. O julgamento acontecerá em duas etapas, a saber: avaliação pela comissão julgadora (1ª etapa); e votação popular (2ª etapa). Na avaliação serão considerados os seguintes critérios: representatividade, criatividade, originalidade, aplicabilidade e aspectos gráficos. Haverá premiação para a proposta vencedora e certificado de participação para os candidatos.

Para mais informações, o contato é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  E o formulário de inscrição está disponível aqui: https://forms.gle/Smqr4dp4BnbqyYSb8

O edital completo pode ser lido neste link.

Sobre o Neabi

O Neabi (Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas) do IFRO Campus Ji-Paraná está voltado para ações afirmativas sobre Africanidade, Cultura Negra e História do Negro no Brasil, pautado na Lei nº 10.639/2003 e nas questões indígenas, Lei nº 11.645/2008, e diretrizes curriculares que normatizam a inclusão das temáticas nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

O Neabi/IFRO/Ji-Paraná tem como missão sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da equidade racial e dos direitos humanos, tendo como perspectiva a superação do racismo e outras formas de discriminação, ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas no Brasil, em Rondônia e, em particular, no Instituto Federal de Rondônia Campus Ji-Paraná.